Quinta de Cidrô
A região do Douro é amplamente reconhecida pelos seus Vinhos do Porto e tintos concentrados, de estrutura encorpada e caráter potente. Produzir um rosé neste terroir exige mestria, já que é necessário encontrar o equilíbrio ideal durante a maceração pelicular — evitando a extração excessiva de cor e preservando aromas e sabores com a subtileza digna de um grande rosé.
Foi neste contexto que a Quinta de Cidrô, situada em São João da Pesqueira, se revelou a escolha perfeita para a criação de um rosé distinto. A sua elevada altitude (550 m) e as temperaturas amenas proporcionam as condições ideais para um perfil fresco e aromático. A Quinta transformou-se num modelo de experimentação vitivinícola no Douro, com mais de 150 hectares onde castas autóctones e internacionais coabitam harmoniosamente. Entre estas, destacam-se a Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir e a versátil Cabernet Sauvignon, todas beneficiando do saber-fazer enológico da Real Companhia Velha.
O Quinta de Cidrô Rosé é mais um excelente resultado desta abordagem inovadora. As castas escolhidas para o blend são a Touriga Nacional, pelo seu carácter floral e fresco, e a Touriga Franca, que contribui com estrutura e acidez.
As uvas são colhidas manualmente e transportadas em caixas de 20 kg. Após uma criteriosa seleção manual, os cachos são desengaçados e as uvas suavemente prensadas numa prensa pneumática. O mosto é sujeito a uma decantação a frio durante 24 horas, seguida de fermentação alcoólica em cubas de inox, a temperaturas controladas entre os 14 e os 16 ºC. O vinho estagia nas mesmas cubas por um período de seis meses, sobre borras finas, até ao engarrafamento.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100561