Quinta dos Murças
Junto a um dos limites da Quinta dos Murças, atualmente pertença do grupo Esporão, encontramos encostas íngremes formando um vale. Neste local, de orientação maioritariamente a Norte, mais protegido do sol, quando o vento passa ouvimo-lo assobiar.
É das vinhas que ali se encontram, de parcelas com características únicas, a cotas mais elevadas, que provém o vinho tinto Quinta das Murças Assobio.
Fruto das castas mais tradicionais da região, e respeitando a tradição vitivinícola da mais antiga região demarcada do mundo, o Vinho Tinto Quinta das Murças Assobio é fresco, versátil e com grande aptidão gastronómica.
O ano: Mais um ano quente, com temperaturas no inverno amenas e acima da média mas com elevada precipitação. Também a primavera foi quente o que levou a que o ciclo das vinhas se adiantasse aproximadamente 10 dias. Por isso, no Verão, com reservas de água no solo, as maturações andaram bem e as vinhas ficaram prontas muito rapidamente. Vindimámos as primeiras uvas para o Assobio tinto dia 30 de Agosto, com ótimo equilíbrio.
Vinificação: Vindima manual, mesa de selecção, desengace, esmagamento, maceração pré-fermentativa a frio, fermentação alcoólica com temperaturas controladas (Max 25ºC), prensagem pneumática. Estágio em cubas de betão durante 6 meses.
Enólogos: Lourenço Charters e José Luis Moreira da Silva.
Prémios
91/ 100 – Decanter Highly recommended 2017
TOP 100 Best Values 2015 – Wine Spectator
90/ 100 – Wine Spectator 2014
94/ 100 – Wine Enthusiast 2011
Medalha de Ouro – Mundus Vini 2012
Medalha de Prata – Mundus Vini 2014
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100818