Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta dos Murças
Assobio 2023, 75cl
Douro

6,95

 13%

 2025-2030

 Servir a 16º-18º

16/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Julho de 2025

Cor: Vermelha, com tonalidades violeta.
Aroma: Intenso e vivo, dominado pelos frutos vermelhos.
Paladar: Boa concentração, onde sobressai a sua frescura e elegância.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta dos Murças

Junto a um dos limites da Quinta dos Murças, atualmente pertença do grupo Esporão, encontramos encostas íngremes formando um vale. Neste local, de orientação maioritariamente a Norte, mais protegido do sol, quando o vento passa ouvimo-lo assobiar.

É das vinhas que ali se encontram, de parcelas com características únicas, a cotas mais elevadas, que provém o vinho tinto Quinta das Murças Assobio.

Fruto das castas mais tradicionais da região, e respeitando a tradição vitivinícola da mais antiga região demarcada do mundo, o Vinho Tinto Quinta das Murças Assobio é fresco, versátil e com grande aptidão gastronómica.

O ano: Mais um ano quente, com temperaturas no inverno amenas e acima da média mas com elevada precipitação. Também a primavera foi quente o que levou a que o ciclo das vinhas se adiantasse aproximadamente 10 dias. Por isso, no Verão, com reservas de água no solo, as maturações andaram bem e as vinhas ficaram prontas muito rapidamente. Vindimámos as primeiras uvas para o Assobio tinto dia 30 de Agosto, com ótimo equilíbrio.

Vinificação: Vindima manual, mesa de selecção, desengace, esmagamento, maceração pré-fermentativa a frio, fermentação alcoólica com temperaturas controladas (Max 25ºC), prensagem pneumática. Estágio em cubas de betão durante 6 meses.

Enólogos: Lourenço Charters e José Luis Moreira da Silva.

Prémios

91/ 100 – Decanter Highly recommended 2017
TOP 100 Best Values 2015 – Wine Spectator
90/ 100 – Wine Spectator 2014
94/ 100 – Wine Enthusiast 2011
Medalha de Ouro – Mundus Vini 2012
Medalha de Prata – Mundus Vini 2014

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100818

Quinta dos Murças

A Quinta dos Murças desfruta de um terroir único no Douro, fruto da aliança de um clima muito particular, temperado e suavizado pela longa frente do rio Douro, com os diferentes tipos de solo, as múltiplas exposições proporcionadas pela orografia e pelas vinhas enriquecidas por dezenas de castas autóctones do Douro. A paisagem tipicamente duriense é composta por encostas altaneiras e vales profundos que ocupam um pouco mais de 160 hectares de área total, 48 hectares dos quais ocupados com vinha, cerca de 15 hectares ocupados com olivais e pouco mais de 10 hectares com frutos citrinos. O clima é particularizado pelas grandes amplitudes térmicas anuais popularizadas pelo ditado popular que afirma que a região possui nove meses de inverno e três meses de inferno, suavizados pela enorme frente de rio que se estende por mais de três quilómetros. Beneficiando de muitas horas de sol os solos extremamente pobres são compostos por xistos, albergando um património de dezenas de castas regionais, dos quais sete hectares se encontram em processo de certificação biológica. É esta combinação única, aprofundada pela idade de algumas das vinhas mais antigas que ultrapassam os oitenta anos e pelas castas misturadas, que singulariza e individualiza os vinhos da Quinta dos Murças. Atualmente a Quinta das Murças pertence ao Grupo Esporão.

Morada

Murças, S.A.

Quinta dos Murças 5050-012 Covelinhas, Peso da Régua, Portugal