Partilhar:

Vinho Tinto
Bibi Graetz
Colore 2016, 75cl
Itália

259,71
346,28/lt

 2019-2035

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Outubro de 2019

Depois da magnífica colheita de 2015, não acreditava que a qualidade de 2016 pudesse ser ainda superior! Ao percorrer as vinhas durante a vindima, tive a sensação de estar rodeado de centenas de esculturas de bronze, as uvas pareciam verdadeiras obras de arte. O resultado do vinho não me surpreende: poderoso, com muita tensão e uma estrutura sólida. Encorpado e denso, este Colore revela muitas amoras, tabaco e ameixa.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Bibi Graetz

O Colore é a expressão máxima do sonho de Bibi Graetz. A ambição deste vinho é criar a excelência pura da Toscana, um vinho feito com castas tradicionais toscanas provenientes de algumas das vinhas mais antigas e raras da região.

O Sangiovese representa a estrutura e a potência do vinho, o Colorino oferece fruta e taninos aveludados, e o Canaiolo aporta mineralidade e intensidade. Apenas os melhores barris de toda a produção se tornam Colore.

Vindima 2016: Esta vindima goza de grande reputação em toda a Itália, especialmente na Toscana. 2015 e 2016 têm sido das melhores colheitas dos últimos anos, cada uma com características próprias. De facto, 2015 é mais acessível e menos encorpado, enquanto 2016 se destaca pela força, complexidade e estrutura.
A época de crescimento de 2016 foi muito regular, com um equilíbrio agradável entre chuva e sol durante a primavera e um inverno ameno antes. As videiras tiveram a oportunidade de desenvolver totalmente a vegetação, e as chuvas esporádicas no verão garantiram a quantidade certa de água para o desenvolvimento das uvas. Setembro e outubro tiveram poucos dias de chuva e foram maioritariamente soalheiros, permitindo um longo período de maturação e vindima. A vindima começou a 26 de setembro e terminou a 3 de novembro.

Vinificação e Estágio: As uvas para o Colore foram selecionadas em três vinhas: Lamole, Vincigliata e Siena. Cada vinha foi apanhada até oito vezes, permitindo escolher manualmente as uvas no ponto ideal de maturação. Após a primeira seleção nas vinhas, uma segunda seleção ocorre na adega antes do desengace. As uvas foram suavemente prensadas e colocadas em barricas abertas, com extremo cuidado para manter cada parcela separada das outras. A fermentação é conduzida por leveduras indígenas naturais, com 6 a 8 pisas manuais por dia, sem controlo de temperatura e sem sangrias, e durou cerca de duas semanas, seguidas por mais uma semana de maceração em contacto com as peles. Após a fermentação, o vinho é transferido para barricas novas onde ocorre a fermentação malolática. Cada parcela é envelhecida separadamente por quase três anos antes da decisão da mistura final.

Prémios

98/100 – James Suckling
96/100 – Wine Advocate
94+/100 – Vinous
94/100 – Falstaff
17+/20 – Jancis Robinson

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110215

Bibi Graetz

A adega Bibi Graetz foi fundada em 2000, na colina de Fiesole, com vista para Florença, onde Bibi, criado no seio de uma família de artistas, se apaixonou profundamente pelo vinho e fez dele a sua vida. Fascinado por vinhas velhas — pela sua finesse, elegância e pureza dos frutos que produzem —, a Bibi Graetz reúne hoje uma das maiores colecções de vinhas antigas da Toscânia.