Bibi Graetz
De algumas das vinhas mais antigas de Sangiovese nasce a máxima expressão do sonho de Bibi Graetz: Colore. Solos pobres, arenosos, ricos em pedras e situados em altitudes elevadas criam o terroir perfeito para um vinho capaz de contar a história da Toscana e dos seus sabores. Apenas as melhores barricas darão origem ao Colore.
Vindima de 2022: Em comparação com a colheita anterior, o ano de 2022 apresentou temperaturas médias mais baixas, mas com picos de calor muito mais intensos, especialmente durante o verão. Graças à maior altitude das vinhas e à constante exposição ao vento, não ocorreram problemas de stress hídrico ou térmico nas plantas, o que resultou numa produção muito positiva, tanto em qualidade como em quantidade. A maturação das uvas foi mais longa e muito equilibrada, originando vinhos extremamente elegantes, com acidez média e um equilíbrio perfeito. A vindima começou a meio de setembro e terminou a meio de outubro.
Vinificação e Estágio: Lote com Sangiovese 96%, Canaiolo 3%, Colorino 1%. As uvas do Colore são cuidadosamente selecionadas à mão, provenientes de dois vinhedos: Lamole e Olmo. Cada vinhedo é dividido em parcelas, que são vindimadas separadamente para garantir que as uvas sejam colhidas no ponto ótimo de maturação. Após uma primeira seleção na vinha, realiza-se uma segunda triagem na adega, em duas mesas de seleção, garantindo que apenas os melhores bagos sejam aproveitados. As uvas de Sangiovese são depois suavemente prensadas e transferidas para barricas abertas de 225L, cubas de inox ou tonéis troncocónicos de madeira de 50HL, mantendo sempre as diferentes parcelas separadas. A fermentação decorre com leveduras indígenas, com 3 remontagens ou pigeages manuais por dia nos picos da fermentação, reduzindo progressivamente para 1 por dia ao fim de cerca de uma semana.
Após a fermentação alcoólica, o vinho é transferido para barricas e tonéis de madeira, onde ocorre a fermentação maloláctica e o estágio durante 18 meses.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 110011-1