Partilhar:

Vinho Tinto
Cedro do Noval
2019, 75cl
Regional Duriense

14,66

 14%

 2021-2031

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2021

Aroma intenso que revela aromas florais e de frutas vermelhas maduras. Bonitas notas de madeira associadas a especiarias e chocolate preto. Na boca é concentrado, as notas de fruta são expressivas e a frescura é muito evidente. Apresenta um longo e complexo final de boca com taninos que equilibram muito bem o vinho. Embora seja delicioso para beber já, este vinho apresenta excelente potencial de guarda.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Cedro do Noval

O Cedro, que recebeu o seu nome em homenagem à árvore emblemática que domina o terraço da Quinta do Noval, é uma expressão autêntica do Douro. É um vinho de lote, feito principalmente com castas tradicionais portuguesas; contém também uma proporção de Syrah, que arredonda e abre a fruta e dá ao vinho enorme charme e acessibilidade.

2019 foi marcado por um inverno ameno e por condições geralmente secas, quase sem chuva de maio até final de agosto. Enquanto em muitas partes da Europa os produtores enfrentaram vagas de calor, e apesar de termos tido condições soalheiras, as temperaturas de verão no Douro foram, felizmente, mais baixas do que o habitual este ano, tornando a ausência de chuva mais fácil de suportar para as videiras. Além disso, a baixa humidade levou a uma baixa pressão de doenças nas vinha e deu origem a belas uvas saudáveis.

As condições de vindima foram ideais, com temperaturas moderadas e geralmente tempo seco. As produções foram ligeiramente superiores às da nossa média de 10 anos e os mostos apresentaram grande acidez e frescura naturais. Esta foi uma longa colheita, mas isto não é invulgar no Douro, onde a diversidade de castas, orientação e altitudes resulta em diferentes datas de vindima para cada parcela específica. Esta diversidade representa um desafio para a equipa técnica, mas também uma riqueza incrível, conferindo complexidade e caráter aos nossos vinhos da Quinta do Noval.

Vinificação: As castas são fermentadas separadamente em cubas de inox por um período de 7 dias onde são posteriormente submetidas à fermentação maloláctica.

Envelhecimento: As castas são também envelhecidas separadamente em madeira durante 11 meses, em 15% de barricas novas de carvalho francês de 225 litros. As castas são lotadas um mês antes do engarrafamento.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104122

Quinta do Noval

A propriedade, com 145 hectares que domina o Vale do Pinhão, é a alma e a essência da Quinta do Noval. O solo é essencialmente constituído por rocha xistosa, o que faz com que todos os trabalhos na vinha sejam particularmente difíceis. A Quinta do Noval replantou, desde 1994, 100 hectares da vinha com as castas mais nobres da região do Douro, adaptando os métodos de poda à tipologia das parcelas. As parcelas foram replantadas em lotes de uma casta só, sendo cada uma escolhida de acordo com as características de cada parcela de terra: a altitude, a exposição solar e o tipo de plantação da videira.

Hoje em dia, as parcelas plantadas com misturas de castas estão progressivamente a desaparecer do Vale do Douro. A Noval foi uma pioneira nesta tendência, tendo sido a primeira a replantar as vinhas, conservando intactos os magníficos socalcos tradicionais com os seus muros de pedra de xisto.

A Quinta do Noval é o único negociante histórico de vinho do Porto a ostentar o nome da sua Quinta. A identidade da Quinta do Noval está enraizada no seu terroir.

A consistência de estilo dos Porto Vintage da Quinta do Noval ao longo das décadas é uma das particularidades da Quinta do Noval no mundo do Porto. Consistência apenas porque todos os Porto Vintage provêm de um único vinhedo, um lugar mágico.

O lugar é tão bonito, tão notável, que a ideia de fazer parte de algo maior do que nós, que existia antes de nós e existirá depois de nós, está sempre presente. A noção de continuidade é fundamental: a nossa obrigação para com o passado, a nossa responsabilidade do presente para com o vinha e os seus vinhos, e as nossas obrigações para com as gerações futuras que cultivarão o vinha e produzirão vinho como fazemos hoje.

Morada

Quinta do Noval Vinhos, S.A.

Av. Diogo Leite, 256
4400-111 Vila Nova de Gaia
Portugal