Château Marsyas
“Nascido recentemente e já com notoriedade crescente: Château Marsyas” – Le Figaro, 2016.
O Vale do Beqaa é, na realidade, um planalto que se estende de norte a sul do Líbano, situado entre o Monte Líbano e a cordilheira do Anti-Líbano, a uma altitude que chega aos 1.000 metros. O solo é de cor vermelha, indicativo da presença de ferro, que, juntamente com pedras brancas, forma um meio argilo-calcário ideal para a vinha. O calcário confere ao terroir libanês um caráter único, obrigando as raízes das videiras a aprofundarem-se no subsolo.
A área da vinha é de 65 hectares, com vinhas plantadas entre 12 e 17 anos (desde 2005). A densidade de plantação é de 6.250 videiras por hectare, com um rendimento de cerca de 1 kg por videira.
A vindima realiza-se manualmente, em pequenas caixas de 15 kg, com uma rigorosa seleção das uvas.
Quanto à vinificação, as uvas são recebidas com dupla seleção e transportadas por gravidade para preservar a qualidade. A extração é suave, com “pigeage” (imersão manual do chapéu) em cubas selecionadas. O vinho estagia durante 12 meses em barricas, entre novas e usadas, para equilibrar a frescura e a complexidade.
A vindima que deu origem a este vinho foi marcada por um inverno rigoroso, mas breve, seguido de uma primavera generosa que favoreceu um crescimento vegetativo exuberante. A floração foi rápida e uniforme, beneficiando do fim precoce das chuvas. O verão foi relativamente ameno, sem ondas de calor extremo, permitindo uma colheita precoce na segunda semana de agosto, com uvas maduras e equilibradas em sabor e aroma.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 110376