Partilhar:

Vinho Tinto
Duas Quintas
2021, 75cl
Douro

15,86

 13.5%

 2023-2028

 Servir a 16º-18º

89/100  Wine Spectator

17/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2023

Cor vermelha-escura, com reflexos grenat, limpa e brilhante. No nariz revela uma concentração de fruta, aromas frescos de frutos silvestres, tais como amoras, morangos e framboesas. Em seguida, surgem especiarias frescas e aromas quentes e tostados. Na boca mantem-se a intensidade de fruta e a concentração. Termina longo e fresco, com taninos macios. O Duas Quintas Tinto 2019 destaca-se e pela perfeita harmonia entre a sua concentração e vivacidade.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Duas Quintas

O VINHO

O Duas Quintas Tinto 2019 é um vinho do Douro Superior, proveniente da Quinta de Ervamoira (150 metros de altitude) e a Quinta dos Bons Ares (600 metros de altitude) e é elaborado com castas tradicionais que exprimem o potencial desta regiāo especial

O ANO

O ano vitícola de 2019 foi muito seco. As temperaturas registradas nos primeiros meses de 2019 foram elevadas e, por isso, adiantaram o ciclo vegetativo da vinha. Tudo indicava uma vindima precoce, mas as temperaturas amenas de Agosto e Setembro prolongaram este ciclo e permitiram uma maturação contínua com um nível de stress hídrico ideal. 
Na Quinta dos Bons Ares as chuvas do início do Verão repuseram os níveis de água no solo para um ótimo final de maturação das uvas. A vindima de uvas tintas começou dia 28 de Agosto na Quinta de Ervamoira e terminou no início de Outubro na Quinta dos Bons Ares. A colheita de 2019 foi excepcional, os vinhos apresentam uma perfeita harmonia na fruta, na frescura e na concentração de taninos.

VINIFICAÇÃO

Parcela a parcela, as uvas são provadas sucessivamente no campo até ser encontrado o momento ideal para vindimar. Chegadas à adega, as uvas separadas por casta e parcela, são desengaçadas, suavemente esmagadas e dirigidas para diferentes vasilhas de fermentação – lagares de granito, balseiros de carvalho, cubas de betão e de inox. O conhecimento profundo das nossas parcelas permite-nos escolher qual a vasilha e tipo de fermentação mais adequado. O tempo de maceração entre o mosto e as películas é prolongado, para se conseguir o corpo e estrutura desejados. Após a fermentação maloláctica, 20% do vinho estagia em barricas de carvalho francês, 30% em toneis e balseiros do mesmo tipo de madeira e os restantes 50% em cubas de inox durante cerca de 12 meses. Este vinho foi engarrafado entre Abril e Julho de 2021.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101177

Ramos Pinto

Fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880, a Casa Ramos Pinto depressa se fez notar pela sua estratégia de inovação e pioneirismo. Associada a vinhos engarrafados de qualidade, implantou-se no mercado brasileiro no início do século XX e rapidamente se tornou responsável por metade do vinho exportado para a América do Sul, enquanto ia conquistando gerações de fiéis apreciadores em Portugal e na Europa. Estas foram consequências naturais de uma estratégia de vanguarda, apoiada na modernização dos circuitos de selecção, lotagem e envelhecimento, na investigação vitivinícola constante e no especial cuidado que Adriano Ramos Pinto dedicou à embalagem e promoção dos seus vinhos. Os vinhos Ramos Pinto tornaram-se, assim, uma referência de qualidade.

Deste apaixonante percurso nasceu uma colecção única de objectos de arte, hoje expostos na Área Museológica – Casa Ramos Pinto, recentemente inaugurada. O gosto pela cultura, incutido por Adriano Ramos Pinto na filosofia de actuação da Casa Ramos Pinto, mantém-se até aos nossos dias. Já em 1997, a Casa Ramos Pinto criou o Museu de Sítio de Ervamoira, destinado à investigação ambiental, enológica, arqueológica e antropológica do Vale do Côa. Existe ainda à disposição dos investigadores um Arquivo Histórico, em Vila Nova de Gaia, com um precioso acervo documental sobre a produção e exportação de vinhos desde as últimas décadas do século XIX.

Ciente de que a qualidade dos seus vinhos começava a ser delineada na terra mãe do Douro vinhateiro, a Casa Ramos Pinto perscrutou meticulosamente esta Região Demarcada, acabando por se tornar proprietária de quintas com características muito especiais, com o fim de alcançar o objectivo de assegurar o controlo e a qualidade de todo o processo de produção. Aprimorando os seus vinhos, a Ramos Pinto criou néctares únicos, com assinatura própria.

Em 1990, a Casa Ramos Pinto passou a integrar o Grupo Roederer, cuja história tem características idênticas. As qualidades que deram fama à Casa Ramos Pinto ganham assim uma maior dimensão internacional.

Morada

Adriano Ramos Pinto – Vinhos, S.A.

Av. Ramos Pinto, 380
4400-266 Vila Nova de Gaia
Portugal