Partilhar:

Vinho Tinto
Quatro Ventos
2022, 75cl
Douro

7,48

 13%

 2023-2028

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Junho de 2023

Intenso, com nuances de fruta vermelha bem madura. Concentrado e complexo, revela uma marcada suavidade no final de boca, tornando este vinho invulgarmente agradável e consensual. Notas evidentes de fruta vermelha e taninos suaves. Persistente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quatro Ventos

Este Quatro Ventos, anteriormente com o prenome Foral, é produzido com uvas da quinta que lhe dá o nome. Com uma área total de cerca de 150 hectares, esta quinta centenária está situada no Douro Superior, nos limites das freguesias de Seixas e Numão, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Dispõe de um total de 45 hectares de vinha em patamares e em vinha ao alto de plantação recente.

É aqui que nasce a Quinta dos Quatro Ventos.

Vinho jovem, de cor violeta e grande intensidade aromática e gustativa. Frutado, fresco, intenso, jovem, agradável, moderno e gastronómico são os adjectivos que melhor o caracterizam.

Um vinho do Douro com personalidade própria, muito agradável e versátil à mesa, sendo um excelente acompanhante de refeições.

Parâmetros analíticos: Acidez total (g/l AT): 4,9 | pH: 3,73 | SO₂ total: 102 mg/l | Açúcares totais (glucose/frutose): 0,9 g/l.

Harmonização: Acompanha bem pratos de carnes brancas ou de peixe elaborados.

Prémios

Medalha de Ouro – MUNDUS VINI 2020 (colheita de 2018)
95/ 100 – DECANTER Magazine “Douro Value Reds” June 2019 (Foral dos Quatro Ventos 2017 OUTSTANDING)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104192

Bacalhôa Vinhos

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A. alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Morada

Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Rua do Comércio, 444, Apartado 6
3781-908 Sangalhos
Portugal