Partilhar:

Vinho Tinto
Mt. Brave
Cabernet Franc 2014, 75cl
Mt. Veeder, Napa Valley, Califórnia, EUA

169,88

 2017-2032

 Servir a 16º-18º

 

Virginie Boone, Wine Enthusiast, nota de prova publicada em 27 de Fevereiro de 2017

Loteado com 14% de Cabernet Sauvignon e estagiado durante 18 meses em 64% de carvalho francês novo, este é um belo exemplo da casta: aveludado, com subtis notas fumadas do carvalho. Chocolate de leite, framboesa e trufa selvagem combinam-se harmoniosamente num palato de corpo médio, com um final vivo e focado na acidez.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Mt. Brave

História
A vinha Mt. Brave localiza-se no topo do Mt. Veeder, entre os 430 e os 550 metros de altitude, na vertente ocidental de Napa Valley. O nome homenageia os nativos Wappo, primeiros habitantes da região. A viticultura em Mt. Veeder remonta à década de 1860, com pioneiros como Charles Krug, Agoston Haraszthy, Frederick Hess e William S. Keyes. Os vinhos da região ganharam reconhecimento já na Exposição de Paris de 1900. A parcela que hoje acolhe a Mt. Brave foi adquirida originalmente em 1841 — antes da Corrida ao Ouro e da Guerra Civil americana.

A Vinha
Cultivar uvas em altitude exige uma abordagem meticulosa e manual. Os solos pobres e pedregosos, combinados com encostas inclinadas, dificultam a retenção de água e aumentam o risco de erosão — mas este esforço da videira resulta em bagos pequenos e altamente concentrados. A maior altitude mantém as temperaturas mais frescas durante o dia, enquanto a localização acima da linha de nevoeiro permite uma exposição solar prolongada. Isso estende naturalmente o ciclo de maturação até novembro, favorecendo uma maturação lenta e completa, com maior complexidade varietal.

Vinificação
As uvas foram colhidas manualmente, durante as frescas manhãs, em caixas pequenas. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês.

Prémios

94/100 – Hudin
93/100 – CellarTracker
92/100 – Wine Enthusiast

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110113

Mt. Brave

Há cerca de 150 anos, o pastor presbiteriano alemão Peter Veeder explorava com coragem as florestas e desfiladeiros da região que hoje leva o seu nome. O cultivo de vinha em Mt. Veeder remonta à década de 1860, com os primeiros vinhos a serem exibidos na Feira do Condado de Napa em 1864, pelas mãos do pioneiro Capitão Stalham Wing.

Reconhecida como AVA (American Viticultural Area) em 1993, Mt. Veeder é a maior denominação da região de Napa, com cerca de 25 mil hectares, mas apenas 400 hectares estão plantados com vinha — menos de 2% da produção total do vale. Os rendimentos são os mais baixos da região, o que contribui para vinhos intensos, estruturados e elegantes.

Mt. Brave nasce deste terroir extremo, com vinhas plantadas entre os 400 e os 800 metros de altitude, em encostas íngremes de solos finos e pedregosos de origem marinha. O Cabernet Sauvignon domina a paisagem, embora o Malbec revele aqui um desempenho excecional. Os declives acentuados, os microclimas diversos e a influência refrescante da Baía de San Pablo — que mantém temperaturas diurnas 10 a 15 °C mais baixas do que no fundo do vale — tornam o ciclo de maturação mais lento, com colheitas que se estendem até novembro.

A enologia está a cargo de Chris Carpenter, figura de referência em Napa, também responsável pelos vinhos Lokoya e Cardinale. Chris alia uma formação sólida — Biologia, Viticultura e Enologia, MBA em Marketing — a uma sensibilidade moldada por estágios na Tenute Antinori, na Toscana, e estudos em Perugia. O seu objetivo com Mt. Brave é claro: dar voz à montanha, com vinhos que combinam precisão, profundidade e autenticidade.

Uma empresa do grupo Jackson Family Wines.

Mt. Brave é, acima de tudo, uma homenagem ao carácter de Mt. Veeder — uma celebração da sua história, dos seus desafios e da sua beleza.

Morada

P.O. BOx 328, Oakville
California 94562
[email protected]
1-866-715-199