Partilhar:

Vinho Tinto
Nossa
Calcário 2016, 75cl
Bairrada

27,80

 13%

 2016-2025

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2017

Tem uma cor rubi concentrado, de aspecto limpo. Mostra um perfil aromático pleno de elegância, leveza e frescura. Fruta preta do bosque nítida, cereja preta, amora silvestre e mirtilo, bolacha torrada, galão matinal, alguma turfa, envolto por uma brisa balsâmica fresca. Na boca é elegante, com uma boa acidez e taninos finos. Com um final de boca longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Nossa

Limitado ao stock existente. No caso do vinho que comprou ficar sem stock, entraremos em contacto para propor um vinho diferente, ou para lhe devolver o valor pago.
As promoções nos vinhos não são acumuláveis com outros descontos ou cupões. O Nossa tinto resulta de um projecto a dois, entre Filipa Pato e o seu marido, pela vontade de elaborar um vinho que expressasse todo o potencial do terroir de excepção de Óis do Bairro. Esta Aldeia é reconhecida desde o século XIX pela elevada capacidade de criar vinhos brancos. As vinhas que originaram este vinho foram plantadas em solos argilo-calcários e arenosos, numa região de clima atlântico. Vinificação: Desda origem, da vinha à garrafa, a filosofia é criar um vinho que respeita a expressão da baga sem maquilhagem, sem artifícios. Mantendo técnicas ancestrais de vinificação com mínimo de intervenção. O Nossa tinto tem origem em vinhas velhas de várias zonas mencionadas no mapa. O trabalho de viticultura é braçal respeitando técnicas tradicionais da região, mantendo a vegetação natural sem recurso a herbicidas. Com uma pequena percentagem de uva inteira(cerca de 10%), a vinificação da baga é feita em lagar de carvalho inspirado no tempo dos romanos. Repousa por 18 meses em pipas de 500 litros de carvalho Francês grão fino, 80% usado e 20% novo. Foram engarrafas 2500 garrafas e 110 magnuns em 2011. Todas elas são lacradas manualmente com cera natural de forma a garantir um bom envelhecimento em cave.

Prémios

Nossa Calcário 2011 – 17,5 valores por Julia Harding & Jancis Robison (2014); Nossa Calcário 2010 – 18 pontos por Julia Harding & Jancis Robison (2014); Nossa Calcário 2011 entre os MELHORES DE PORTUGAL- Revista de Vinhos (Feb, 2014); “Um dos melhores do ano”, eleito pelo jornalista e crítico de vinho João Paulo Martins – Guia de Vinhos 2013; 50 Grandes Vinhos Portugues – por Julia Harding (2012); Robert Parker atribui 92 pontos ao NOSSA Calcário tinto (2012)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104337

Filipa Pato & William Wouters

Filipa Pato e William Wouters é uma colaboração mágica entre marido e mulher. A filosofia é simples: criar vinhos autênticos sem maquihagem, para que estes expressem a verdadeira natureza das vinhas de onde vêm. Nós concentramo-nos apenas em uvas indígenas. Baga, Bical, Arinto, Cercial e Maria Gomes criam vinhos com alma e aspecto ideal para o cultivo das nossas excelentes uvas viníferas com práticas vitícolas biodinâmicas. Na adega manipulamos suavemente as uvas – a intervenção mínima e o acompanhamento rigoroso do vinho permitem que as nossas uvas se expressem totalmente. Em última análise, criamos vinhos “terroir”, unindo conhecimento, arte e natureza para produzir “sem maquilhagem”, cada vinho com seu próprio caráter. Filipa Pato – vitivinícola na Bairrada. Licenciada em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, aperfeiçoou as suas competências em Bordéus, na Argentina no Margaret River, e com o seu pai Luis Pato, o rebelde Baga. William Wouters – chef / sommelier / restaurateur. William vem de uma família de restauradores de Antuérpia, na Bélgica. Ele é um campeão de sommelier, dono de restaurante e ex-chefe de cozinha da seleção nacional de futebol da Bélgica na Copa do Mundo no Brasil e na Copa da Europa na França. Juntos, Filipa e William compartilham todas as suas experiências: o amor pela comida e pelo vinho, encontros com grandes produtores de vinho, sommeliers e amantes do vinho de todo o mundo e a mágica e inexaurível cultura do mundo do vinho.

Morada

F. Pato – Vinhos Unip., Lda. Rua de Sto. André, 41; 3780-502 Óis do Bairro – Anadia Portugal