Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta da Ferradosa
2016, 75cl
Douro

21,99

 14.2%

 2017-2025

 Servir a 10º-12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 2 de Janeiro de 2017

Quinta de Ferradosa Douro Tinto é um vinho que demonstra um nariz muito concentrado com alguma frescura. Na boca tem muita fruta vermelha como morangos e framboesas aleados a notas florais. Os taninos estão bem presentes, e trazem ao vinho uma estrutura marcante. O equilíbrio do vinho é lhe dado por uma frescura acentuada, tornando este Quinta da Ferradosa um vinho muito elegante.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Ferradosa

As uvas vêm de uma vinha plantada em 1998 onde foram só plantadas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Para a produção de Quinta da Ferradosa só se utiliza 10% da produção, sendo que a outra parte é vendida, dando-nos a oportunidade de escolher quase cacho a cacho, patamar a patamar, as uvas necessárias para se fazer um vinho de grande qualidade. Todo o vinho foi fermentado na adega da Quinta da Ferradosa. Todas as uvas foram pisadas a pé em lagares tradicionais antes da fermentação em cubas de aço inox (5,000 kgs). Os vinhos são tirados a limpo para barricas novas de carvalho francês, de 225 litros, provenientes de diversas tanoarias (Taransaud, Seguin Moreau, Nadalié e François Fréres), onde se processa a fermentação maloláctica. Todos os vinhos estagiam depois durante 15 meses em barricas de carvalho francês (75% de barricas novas e 25% de barricas de um ano), sendo os diferentes lotes obtidos de cada fermentação mantidos completamente separados até à composição do lote final, cerca de um mês antes do engarrafamento.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105631

Quinta da Ferradosa

As primeiras referências da Quinta da Ferradosa remontam a finais do século XIX, altura em que pertencia à família Borges.
No princípio do século XX foi comprada pela Real Companhia Velha, a mais antiga companhia de Vinho do Porto.
A construção da barragem da Valeira provocou uma subida do nível da água do Rio Douro, submergindo grande área de vinha da Quinta da Ferradosa, o que afectou o seu potencial vitícola e dificultou o seu acesso. Na década de 90, a Quinta foi comprada por Joaquim Manuel Calem, proprietário da empresa AA Calem & filho Lda, uma das principais empresas portuguesas produtoras e exportadoras de Vinho do Porto, criada pelo seu trisavô em 1859. A empresa manteve-se na família até ao século XXI, altura em que foi vendida, juntamente com a marca. No entanto, o Património das quintas continuou propriedade da família Calem. Joaquim Manuel Calem, Pai do actual proprietário, tinha uma grande paixão pela Ferradosa, e aqui plantou 13 hectares com três das principais castas da região: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Foi também responsável pela instalação de electricidade na propriedade, tendo ainda grandes planos de reconstrução das ruínas aqui existentes, de forma a trazer de volta à Quinta os seus tempos áureos.

Morada

Quinta da Ferradosa
Apartado 22,
5140-999 Carrazeda de Ansiães
Portugal