Quinta de La Rosa
PRODUÇÃO
100% Touriga Nacional de vinhas velhas. Uvas pisadas a pé em lagares de granito, com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês (40% novas). Engarrafado em novembro de 2021.
TERROIR
Embora o Douro seja uma região muito antiga, graças à sua grande dimensão e enorme diversidade de terroirs, ainda tem muito para explorar. A Quinta de La Rosa é um bom exemplo dessa diversidade, com vinhas desde cerca de 100 metros de altitude, junto ao rio no imponente Vale do Inferno, até 500 metros de altitude na vinha de Lamelas. Temos também diferentes exposições solares a nascente, norte e sul e uma grande diversidade de castas. Sempre com uma vista privilegiada para o rio Douro, todas as uvas da Quinta são de letra A – o melhor que a região tem para oferecer. Os solos pobres e xistosos, aliados à topografia variada, favorecem vinhos encorpados com excelentes níveis de mineralidade, acidez e frescura. Esta combinação de complexidade e potência, que se consegue quando temos uma boa maturação, e a elegância e frescura tão características da nossa Quinta, tornaram os nossos vinhos famosos. Os nossos vinhos têm elegância na expressão do terroir sem exageros de maturação, extração, taninos ou madeira. A maioria das uvas para este vinho provém das melhores vinhas da Quinta, nomeadamente Vale do Inferno e Vinha Grande.
VINDIMA
As chuvas abundantes dos meses de inverno reabasteceram os lençóis de água, o que foi bom para as vinhas. Mas infelizmente a sorte não esteve do nosso lado e no dia 31 de maio fomos atingidos por uma forte tempestade de granizo. As nossas vinhas em Vedeal foram as mais afectadas, tendo perdido quase 50% da produção, o que é muito invulgar. O resto das nossas vinhas não foi afetado. Enquanto a maior parte da Europa Ocidental estava a arder, o Douro viveu um verão relativamente fresco, com temperaturas normais. No final de agosto, tivemos alguns dias de temperaturas extremas, mas no dia 28 o calor já tinha acalmado, proporcionando condições ideais de maturação. Foi emocionante ver as nossas vinhas recém-plantadas a começar a produzir, especialmente o Alvarinho, que foi vindimado a 26 de agosto. Seguiu-se uma vindima complicada e demorada devido a períodos de chuva. Felizmente, somos suficientemente pequenos para iniciar e parar a vindima, assegurando que só apanhamos as uvas quando estão prontas. Finalmente, terminámos na segunda-feira, 4 de outubro. Graças às boas práticas vitícolas, as uvas aguentaram muito bem e, apesar da chuva, quase não se registaram sinais de podridão. O nosso enólogo, Jorge Moreira, está satisfeito com a qualidade global.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106966