Quinta do Estanho
Vinha: Parcelas plantadas entre 1932 e 1970, com densidade de 8.850 plantas/ha. Localização nas íngremes encostas do Rio Pinhão, a 300 m de altitude.
Solos de origem xistosa, pobres e acidentados, de baixa produção mas com elevada concentração e qualidade de uvas.
Vindima 2019: Inverno frio e seco, com pouca precipitação. Primavera com chuva abundante, repondo as reservas hídricas do solo. Final de maio instável, com fortes chuvas na floração, provocando perda de produção e atraso no ciclo vegetativo. Alta pressão de doenças, exigindo maior cuidado fitossanitário. Verão iniciado com chuva, mas com agosto quente e seco que regularizou a maturação. Setembro quente acelerou o amadurecimento. Resultaram vinhos concentrados, equilibrados e de elegância excecional.
Vinificação: Vinhas velhas com cerca de três dezenas de variedades identificadas. Colheita manual em caixas de 20 kg. Seleção manual criteriosa. Desengace e suave pisa a pé em pequenos lagares. Maceração a frio por 5 dias. Fermentação com leveduras indígenas, iniciada lentamente e prolongada por 10 dias, com delestage diário. Maceração pós-fermentativa de 30 dias. Estágio de 24 meses em barricas novas de carvalho francês.
Enólogo: Luís Leocádio.
Produção limitada: 3.600 garrafas numeradas, a partir das melhores barricas do lote.
Serviço e Harmonização: Acompanha pratos de sabor intenso como caça, carnes vermelhas e queijos curados de sabor intenso.
Prémios
Medalha de Ouro – 3.º Concurso de Vinhos do Douro
Altamente Recomendado – Revista de Vinhso 2024
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105918