Partilhar:

VInho Tinto
Quinta do Monte Xisto
Oriente 2019, 75cl
Douro

52,99

 13%

 2021-2030

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Agosto de 2021

Vinho de uma parcela na Quinta do Monte Xisto virada a Oriente.
Observando a cor mais aberta verificamos que se afasta um pouco das características mais comuns associadas a um vinho do Douro, devido ao seu blend e método de vinificação. De aroma delicado, ligeiramente tânico contrabalançado com notas de frescura de fruta vermelha, como a cereja, e bosque. Na boca mostra uma estrutura fina com um excelente equilíbrio entre volume, fruta e acidez. O final longo e sedoso, deixa a boca fresca com sabores de especiarias. Um vinho com uma grande capacidade de adaptação a diferentes climas e gastronomias.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Monte Xisto

Ano Vitícola
Novembro muito chuvoso seguindo-se um Inverno que gradualmente se foi tornando seco e quente. Primavera fresca com um Abril bastante chuvoso permitindo a reposição de água nos solos. A floração ocorreu em meados de Maio. Início de Verão muito quente continuando com temperaturas não muito elevadas e noites frescas. A vindima teve início no dia 31 de Agosto.
Vinificação
As uvas foram vindimadas manualmente de duas parcelas viradas a Oriente e transportadas para a adega, situada em Vila Nova de Foz Côa, em caixas de 20kg. A fermentação desenvolveu-se em cuba de cimento com leveduras indígenas. Seguiu-se um estágio de 18 meses em pipas de 600 litros no armazém em Vila Nova de Gaia, perto do mar, com ótimas condições de temperatura e humidade.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105587

Quinta Monte Xisto

A Quinta do Monte Xisto situa-se na Região Demarcada do Douro, mais concretamente na sub-região do Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa, na margem esquerda do rio Douro. Tem uma área total de 40ha, sendo apenas 10 de vinha. Sempre foi claro na família que manter a biodiversidade do terroir era fundamental, tanto para a vinha como para a região. “Fazemos parte de um todo e é nesse todo que procuramos integrar o nosso projeto”. Neste sentido, optou-se pelo modo de produção biológico com princípios da agricultura biodinâmica

Morada

João Nicolau de Almeida & Filhos, Lda.

Rua Gondarém, 708, 4º
4150-373 Porto
Portugal