Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta do Vesuvio
2021, 75cl
Douro DOC

59,74

 14.5%

 2023-2034

 Servir a 16º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Abril de 2023

Rubi profundo e intenso.Aroma insamente fragrante e perfumado com sugestões de frutos silvestres, esteva e bergamota. Notas subtis fumadas e discreto tostado indicam excelente integração da madeira.
Apresenta-se concentrado e opulento, mas sem excessos; uma grande harmonia entre poder e elegância. Deliciosos sabores de alcaçuz, ameixa preta e um toque mineral, tudo envolto em taninos muito polidos. Um vinho da mais elevada estirpe, grandioso e memorável.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Vesuvio

A Quinta do Vesúvio é uma das maiores propriedades do Douro e uma das mais importantes. A magnífica casa, capela e adega foram construídas em 1827. O vinhedo de 137 hectares é predominantemente virado para norte e oeste e eleva-se dos 110 metros junto ao rio até aos 450 metros. Esta propriedade produz vinhos excepcionalmente equilibrados, entre os melhores de toda a região. O solo é predominantemente xistoso, com pequenas formações graníticas.

A Touriga Nacional é uma das duas variedades de uvas mais importantes para o vinho tinto Vesúvio e cresce na Quinta Nova, a 450 metros de altitude, com uma exposição a oeste. Esta área da propriedade foi adquirida para a Quinta por Dona Antónia Ferreira, em meados do século XIX e não imaginava ela a importância que essas vinhas de altitude teriam para os vinhos tintos da propriedade no século XXI.

As uvas do Vesúvio, colhidas à mão no ponto ideal de maturação em caixas de 20 kg, são transportadas para a Adega. À chegada à adega, os cachos passam por uma triagem manual inicial, seguida de um suave desengace, após o qual as bagas são selecionadas antes de serem alimentadas por gravidade nos pequenos tanques de fermentação. A trituração ocorre apenas durante a entrada por gravidade no tanque, evitando assim a oxidação indesejável. As fermentações são monitorizadas e ajustadas para que se obtenha o melhor de cada variedade de uva. Segue-se uma maceração pós-fermentativa para extrair taninos das sementes, que complementam os obtidos das cascas, promovendo assim o desenvolvimento de uma sensação de boca mais ampla e aumentando o potencial de envelhecimento.

O objectivo é o de produzir um vinho de características excepcionais em termos de concentração, intensidade, complexidade, e naturalmente de grande longevidade.

Estágio de 10 meses em barricas de carvalho novo francês de 400L. Depois de engarrafado, segue-se em estágio por mais 6 meses. Trata-se sem dúvida de um vinho de guarda com um grande potencial de envelhecimento. No entanto, em virtude da bem arquitectada estrutura do vinho, que alia poder e elegância, pode ser consumido desde já com grande prazer.

Enologia: Charles Symington, Pedro Correia e Hugo Almeida.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105351

Prats & Symington

O Chryseia foi um dos pioneiros do ressurgimento, hoje amplamente reconhecido, dos vinhos não fortificados Douro DOC. No entanto, este vinho, cujo nome significa «d’ouro» em grego clássico, tal como o nome do rio em português, mantém-se fiel a um estilo muito próprio. Nele predominam a elegância e o equilíbrio, tendo profundidade sem ser pesado e apresentando-se encorpado sem ser agressivo. O Chryseia simboliza o encontro da nobre tradição portuguesa com a não menos rica tradição bordalesa, no sentido de uma nova modernidade. O primeiro Chryseia comercializado foi a colheita 2000.

Em 2002, apresentámos o Post Scriptum como um vinho parceiro do Chryseia. Este vinho é produzido a partir de uma segunda selecção dos lotes criados para o Chryseia e, desde 2007, tem sido produzido predominantemente a partir de frutos da Quinta da Perdiz, no vale do Rio Torto. Após a aquisição das vinhas e da adega da Quinta de Roriz, em 2009, a Prats & Symington adicionou os vinhos Prazo de Roriz e Quinta de Roriz Porto Vintage à sua gama de vinhos.

Morada

Prats & Symington, Lda.
Quinta de Roriz
São João da Pesqueira
5130-113 Ervedosa do Douro
Portugal