Partilhar:

Vinho Tinto
Soalheiro
Oppaco 2022, 75cl
Vinhos Verdes

17,64

 12%

 2024-2032

 Servir a 14º-16º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 20 de Outubro de 2023

O Soalheiro Oppaco tem cor rubi brilhante. No nariz, revela aromas de fruta vermelha fresca com notas de especiarias que enriquecem o aroma e despertam a curiosidade. Tem uma boca estruturada, fresca e elegante, com uma acidez bem vincada e taninos persistentes. O Soalheiro Oppaco tem o mesmo potencial de evolução em garrafa que os nossos vinhos brancos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Soalheiro

IG Minho. O primeiro tinto do Soalheiro: uma nova expressão da Região dos Vinhos Verdes
O Soalheiro Oppaco representa um marco na história do produtor, sendo o primeiro vinho tinto criado pela casa que é sinónimo de excelência em Alvarinho. Este tinto inovador nasce da combinação de três castas autóctones da Região dos Vinhos Verdes — Alvarelhão, Vinhão e Alvarinho — resultando num perfil surpreendente, fresco e elegante.

O projeto começou em 2013 como um blend entre Alvarinho e Vinhão, numa tentativa ousada de domar a intensidade do Vinhão com a elegância do Alvarinho. Mais tarde, incluiu-se a casta Pinot Noir, reforçando ainda mais a suavidade e o equilíbrio. Atualmente, o lote estabilizou na combinação que melhor traduz o espírito do vinho: Alvarelhão, recuperando uma casta ancestral; Vinhão, expressivo e vibrante; e Alvarinho, que confere frescura e finesse.

O nome “Oppaco” alude precisamente ao facto de este ser o primeiro vinho tinto do Soalheiro — um novo capítulo com alma própria.

Harmonizações sugeridas: O Soalheiro Oppaco é extremamente versátil à mesa. Acompanha pratos como:
Peixes gordos (atum, bacalhau confitado), carnes brancas (frango, peru, pato), carnes vermelhas (borrego, cabrito, caça), queijos curados e pratos da gastronomia minhota, como a tradicional lampreia

Terroir e vinificação: As uvas tintas provêm de vinhas velhas em zonas de solos graníticos e noites frescas — condições ideais para obter um vinho equilibrado, com cor profunda e frescura natural. Alvarelhão e Vinhão: desengaçados, com maceração pré-fermentativa no lagar por 24–48h. Fermentação com pisa suave para evitar extração excessiva. Alvarinho: fermenta sem maceração, em inox, com estágio sobre borras finas.
Após a fermentação malolática, os vinhos estagiam durante 12 meses em três recipientes distintos: cuba de inox, foudre francês de 12 L e barricas de carvalho francês.

Acidez Total: 5,8 g/dm³ | pH: 3,44 | Açúcar Residual: Seco | Acidez Volátil: 0,57 g/dm³

Prémios

92/ 100 Adega Portugal 2020 – Wine Guide
16,5/ 20 Julia Harding MW – jancisrobinson.com 2020

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105695

Quinta de Soalheiro

A Quinta de Soalheiro, localizada em Melgaço (o ponto mais Norte de Portugal), está protegida por um conjunto de serras que criam as condições de pluviosidade, temperatura e horas de sol necessárias à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. O microclima muito particular desta região aliado a uma excelente exposição solar levaram à plantação da primeira vinha contínua de Alvarinho, em 1974, e posteriormente, à criação da primeira marca de Alvarinho de Melgaço – Soalheiro, em 1982.

Morada

Vinusoalleirus, Lda.

Alvaredo – Melgaço
4960-010 Alvaredo
Portugal