Partilhar:

Vinho Tinto
Tenuta San Guido
Sassicaia 2018, 75cl
Toscana

361,60
482,13/lt

 2021-2051

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

96/100  Wine Spectator

 

Wine Enthusiast, nota de prova publicada em 3 de Agosto de 2022

Tudo sobre radiância e finesse, este emblemático tinto toscano revela aromas sedutores de cedro, bagas vermelhas selvagens, mentol e tabaco de cachimbo, que se entrelaçam com fragrantes flores azuis. Com 85% Cabernet Sauvignon e 15% Cabernet Franc, o paladar focado e elegantemente estruturado é vibrante e saboroso, com cassis, raspa de laranja, alcaçuz e um ligeiro traço de café emoldurados por taninos firmes e polidos. A acidez viva mantém-no energizado e equilibrado. Beber até 2033.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Tenuta San Guido

2018 foi um ano clássico para o Sassicaia. O outono e início do inverno apresentaram temperaturas acima da média, com chuvas por vezes fortes, até em forma de inundações. Essa tendência manteve-se até fevereiro, com chuvas mais intensas e alguma neve em altitudes elevadas. O que alterou radicalmente a situação foi o “Burian” da Sibéria, que na última semana de fevereiro fez cair as temperaturas bem abaixo de zero — Bolgheri chegou até a ver neve. Do ponto de vista agronómico, foi excelente: provocou paragem vegetativa, eliminou pragas e reabasteceu as reservas hídricas.

A partir de março, o tempo aqueceu, mas logo depois uma nova vaga de geada afetou toda Itália, especialmente a costa da Toscana, com temperaturas abaixo da média e chuva em março e início de abril. Desde a segunda década de abril chegou a primavera, com subida das temperaturas e dias soalheiros. Maio começou com dias chuvosos e ventosos. Até final do verão, as temperaturas mantiveram-se dentro da média, sem calor excessivo, e com chuvas ocasionais que favoreceram perfeitamente as fases fenológicas de floração e desenvolvimento dos frutos.

Só em julho se fez sentir calor intenso, mas com boa ventilação noturna, situação que perdurou até antes do fim de semana prolongado de agosto. A partir de 14 de agosto, uma chuva forte trouxe frescura às vinhas e normalizou as temperaturas. Dias soalheiros, com temperaturas frescas (especialmente à noite) e ausência de brisa marítima proporcionaram uma excelente maturação fenólica, com ótimo desenvolvimento aromático e de acidez.

Vinificação: Seleção cuidadosa das uvas em campo, na altura da vindima, e na mesa de seleção na adega. Desengace suave e introdução dos mostos nas cubas de aço inoxidável. Fermentação alcoólica espontânea, em inox, a temperatura controlada de cerca de 26-27 °C (sem adição de leveduras). A maceração prolongou-se por cerca de 13-15 dias para o Cabernet Franc e 15-17 dias para o Cabernet Sauvignon. Foram efetuadas remontagens frequentes e délestages diários durante a fermentação primária, resultando em mostos com grande elegância e acidez marcante. A fermentação malolática decorreu em cubas de inox a partir da primeira década de novembro, concluindo-se no final do mês, permitindo a entrada do lote em madeira já na primeira década de dezembro de 2018.

Estágio: Após a fermentação malolática, o vinho foi colocado em barricas de carvalho francês e, em pequena parte, em carvalho americano, estagiando entre 20 e 25 meses. No caso da colheita de 2018, o estágio durou 24 meses.

Prémios

99 /100 – Raffaele Vecchione (WinesCritic.com)
98 /100 – Wine Enthusiast
97 /100 – Falstaff
96 /100 – Wine & Spirits Magazine
96 /100 – Wine Spectator

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105844-2

Tenuta San Guido

Tenuta San Guido tem o nome do Santo Guido della Gherardesca que viveu durante o século XI. Está localizada na costa do Tirreno, entre Leghorn e Grosseto, em Maremma, uma área tornada famosa pelo vencedor do prémio Nobel italiano Giosuè Carducci, e estende-se por 13 km desde o mar até às colinas.

Três são as suas características definidoras: o vinho de Sassicaia, a exploração minuciosa Razza Dormello-Olgiata e o Santuário das Aves Padule di Bolgheri. Eles dividem a propriedade entre o Padule na costa, os campos de treino de cavalos na planície, e as vinhas plantadas até 350 metros nas colinas. A estes últimos foi atribuído o seu próprio DOC, o DOC Bolgheri Sassicaia, o primeiro, e até agora único caso em Itália de um DOC contido numa propriedade.

Morada

Tenuta San Guido

Loc. Le Capanne n. 27
57022 BOLGHERI (LI)
ITALY

Tel. : +39 – 0565 – 762003 / 762026

www.tenutasanguido.com