Tenuta San Guido
2018 foi um ano clássico para o Sassicaia. O outono e início do inverno apresentaram temperaturas acima da média, com chuvas por vezes fortes, até em forma de inundações. Essa tendência manteve-se até fevereiro, com chuvas mais intensas e alguma neve em altitudes elevadas. O que alterou radicalmente a situação foi o “Burian” da Sibéria, que na última semana de fevereiro fez cair as temperaturas bem abaixo de zero — Bolgheri chegou até a ver neve. Do ponto de vista agronómico, foi excelente: provocou paragem vegetativa, eliminou pragas e reabasteceu as reservas hídricas.
A partir de março, o tempo aqueceu, mas logo depois uma nova vaga de geada afetou toda Itália, especialmente a costa da Toscana, com temperaturas abaixo da média e chuva em março e início de abril. Desde a segunda década de abril chegou a primavera, com subida das temperaturas e dias soalheiros. Maio começou com dias chuvosos e ventosos. Até final do verão, as temperaturas mantiveram-se dentro da média, sem calor excessivo, e com chuvas ocasionais que favoreceram perfeitamente as fases fenológicas de floração e desenvolvimento dos frutos.
Só em julho se fez sentir calor intenso, mas com boa ventilação noturna, situação que perdurou até antes do fim de semana prolongado de agosto. A partir de 14 de agosto, uma chuva forte trouxe frescura às vinhas e normalizou as temperaturas. Dias soalheiros, com temperaturas frescas (especialmente à noite) e ausência de brisa marítima proporcionaram uma excelente maturação fenólica, com ótimo desenvolvimento aromático e de acidez.
Vinificação: Seleção cuidadosa das uvas em campo, na altura da vindima, e na mesa de seleção na adega. Desengace suave e introdução dos mostos nas cubas de aço inoxidável. Fermentação alcoólica espontânea, em inox, a temperatura controlada de cerca de 26-27 °C (sem adição de leveduras). A maceração prolongou-se por cerca de 13-15 dias para o Cabernet Franc e 15-17 dias para o Cabernet Sauvignon. Foram efetuadas remontagens frequentes e délestages diários durante a fermentação primária, resultando em mostos com grande elegância e acidez marcante. A fermentação malolática decorreu em cubas de inox a partir da primeira década de novembro, concluindo-se no final do mês, permitindo a entrada do lote em madeira já na primeira década de dezembro de 2018.
Estágio: Após a fermentação malolática, o vinho foi colocado em barricas de carvalho francês e, em pequena parte, em carvalho americano, estagiando entre 20 e 25 meses. No caso da colheita de 2018, o estágio durou 24 meses.
Prémios
99 /100 – Raffaele Vecchione (WinesCritic.com)
98 /100 – Wine Enthusiast
97 /100 – Falstaff
96 /100 – Wine & Spirits Magazine
96 /100 – Wine Spectator
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105844-2