Partilhar:

Vinho Tinto
Tenuta San Guido
Sassicaia 2021, 75cl
Toscana

429,40
572,53/lt

 14%

 2028-2060

 Servir a 16º-18º

97/100  Wine Spectator

 

James Suckling, nota de prova publicada em 22 de Setembro de 2024

Provavelmente um dos mais clássicos e típicos Sassicaia, com aromas e sabores de groselha, tabaco, chocolate, sálvia e lavanda. Corpo médio a cheio, com taninos muito integrados e refinados, que acariciam o palato, conferindo elegância e suavidade. Mostra um comprimento e uma beleza notáveis. Uma combinação rara de finesse e estrutura. Melhor entre 2028 e anos seguintes, mas já proporciona enorme prazer na prova.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Tenuta San Guido

A colheita de 1968 marcou a estreia do Sassicaia, um vinho ousado que, na altura, rompeu com a forma tradicional de fazer vinho na Toscana. O nome “Sassicaia” vem do solo pedregoso de onde provém e, pela sua natureza, está destinado a ir longe — culminando no reconhecimento da DOC Bolgheri Sassicaia.

Numa propriedade que se estende por 2.500 hectares, escolhemos plantar vinhas exclusivamente nas parcelas mais adequadas, ocupando apenas uma pequena parte da superfície total. Trata-se de uma área única pelo tipo de solo, microclima e exposição, que merece a sua própria denominação: DOC Bolgheri Sassicaia.

A colheita de 2021 beneficiou de uma evolução sazonal muito positiva. O outono foi chuvoso, com temperaturas abaixo da média, seguido de um inverno rigoroso, especialmente em meados de fevereiro, quando o frio polar da massa de ar “Burian” trouxe temperaturas negativas tanto de noite — com picos entre -5 °C e -7 °C — como de dia.
Abril começou com temperaturas primaveris, mas, a meio do mês, voltou a arrefecer, aproximando-se dos 0 °C. Esta situação provocou desavinho nas vinhas mais precoces, como as de Merlot e também Cabernet Franc. Ao longo da primavera, registaram-se períodos alternados de sol e chuvas esporádicas, ar fresco e temperaturas abaixo da norma sazonal. O desenvolvimento vegetativo das plantas não foi significativamente afetado, exceto por um ligeiro abrandamento.

O verão começou já no final de maio e manteve-se seco até à segunda quinzena de julho. A partir de meados de agosto, as temperaturas voltaram a valores normais e, especialmente à noite, ficaram até ligeiramente abaixo da média. As vinhas não sofreram com o calor estival e o desenvolvimento vegetativo decorreu de forma regular, embora com cachos e bagos mais pequenos, resultando numa produção mais baixa.
O resultado deste clima foi um equilíbrio perfeito entre maturação técnica e fenólica, com uvas sãs e excelente lignificação das grainhas e também dos engaços.

Vinificação e estágio: A vindima foi feita manualmente, começando nos primeiros dias de setembro com as vinhas mais jovens e precoces, prosseguindo com os Cabernet Sauvignon das parcelas mais baixas e terminando, na primeira semana de outubro, com as vinhas situadas nas encostas a cerca de 400 metros de altitude (Vigna di Castiglioncello e Vigna del Quercione).
As uvas foram selecionadas numa mesa de escolha, para eliminar impurezas e imperfeições, seguidas de prensagem muito suave para evitar a rutura dos bagos e desengace delicado para prevenir a libertação de taninos indesejados.
As fermentações alcoólicas (com leveduras da propriedade, devidamente selecionadas) terminaram na primeira semana de novembro e decorreram de forma regular, com temperaturas controladas que não ultrapassaram os 28 °C–29 °C. Délestages ao ar livre e remontagens facilitaram uma excelente extração, tanto de polifenóis como de uma expressiva componente aromática e boa frescura dos mostos.
As fermentações malolácticas (sempre espontâneas) realizaram-se em cubas de aço inox e concluíram-se nos primeiros dias de dezembro. Já na primeira semana de dezembro de 2021, após trasfegas adequadas, o vinho foi colocado em barricas de carvalho.
No estágio, utilizou-se cerca de 40% de barricas novas, 40% de primeiro uso e 20% de segundo uso. Para a colheita de 2021, empregou-se carvalho francês (proveniente sobretudo de Tronçais, Allier e Jupilles), de grão extrafino, tosta ligeira e longa cura.

Após 24 meses de envelhecimento em madeira, o Sassicaia 2021 foi trasfegado para cubas de aço para o lote final, seguido de estágio adicional em garrafa antes da comercialização.

“Acreditamos que o Sassicaia é uma das maiores criações vínicas do século. É também simplesmente maravilhoso de beber. Que continue a prosperar pelo novo milénio.”
— Serena Sutcliffe MW & David Peppercorn MW

Prémios

100/100 – Robert Parker – The Wine Advocate
99/100 – Raffaele Vecchione – WinesCritic.com
98/100 – Wine Enthusiast
98/100 – James Suckling
98/100 – Jane Anson – Inside Bordeaux
98/100 – Luca Maroni
97/100 – Wine Spectator
19/20 – Vinum Wine Magazine

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105844-5

Tenuta San Guido

Tenuta San Guido tem o nome do Santo Guido della Gherardesca que viveu durante o século XI. Está localizada na costa do Tirreno, entre Leghorn e Grosseto, em Maremma, uma área tornada famosa pelo vencedor do prémio Nobel italiano Giosuè Carducci, e estende-se por 13 km desde o mar até às colinas.

Três são as suas características definidoras: o vinho de Sassicaia, a exploração minuciosa Razza Dormello-Olgiata e o Santuário das Aves Padule di Bolgheri. Eles dividem a propriedade entre o Padule na costa, os campos de treino de cavalos na planície, e as vinhas plantadas até 350 metros nas colinas. A estes últimos foi atribuído o seu próprio DOC, o DOC Bolgheri Sassicaia, o primeiro, e até agora único caso em Itália de um DOC contido numa propriedade.

Morada

Tenuta San Guido

Loc. Le Capanne n. 27
57022 BOLGHERI (LI)
ITALY

Tel. : +39 – 0565 – 762003 / 762026

www.tenutasanguido.com