Partilhar:

Vinho Tinto
Vinha Paz
Reserva 2020, 75cl
Dão

22,46

 14%

 2023-2033

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 7 de Outubro de 2023

Cor vermelha grená, com boa intensidade.
Revela um aroma muito rico, com notas de frutas vermelhas e flores secas, aliado a nuances de baunilha fina, pimenta-preta, suave tosta, figo seco e expressões balsâmicas.
Na boca, revela um destacado equilíbrio e suavidade, associados a uma frescura mineral de elevado requinte.
Apresenta taninos consistentes e muito civilizados, definindo um perfil elegante e nobre, com estrutura bem proporcionada, contribuindo para um final longo e persistente, de elevada excelência e requinte.
Excelente complexidade e maturidade de um vinho ímpar do Dão.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Vinha Paz

A excelência do caráter das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen está bem expressa neste vinho, refletindo o terroir próprio e nobre do Dão.

A vindima foi manual, com seleção das melhores uvas. Filtração ligeira. Desengace total e fermentação em cubas de inox durante 10 dias. A fermentação malolática decorreu ao longo dos meses de novembro e dezembro.
O estágio ocorreu em barricas francesas, com idades entre 1 e 6 anos, e capacidades de 225 a 500 litros, durante 22 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104305

Vinha Paz

Vinha Paz é uma história de cinco gerações, a quem o vinho e as Terras do Dão correm nas veias. É uma história sobre vinhos que transcendem o tempo, feitos em centenários lagares do Dão, e que transportam a serena austeridade das paisagens do Dão. O sucesso destes vinhos, resultado de um amor e dedicação à terra, está presente nos vários prémios atribuídos a estes vinhos. Em 2002, nasce o primeiro Vinha Paz, cujo nome foi inspirado na mãe de António Canto Moniz, o produtor. O Vinha Paz é mais do que um vinho, é um legado de família com mais de um século, passado de geração em geração. Um dia, António Canto Moniz, médico cirurgião no Porto, pediu, em tom de brincadeira, ao pai para o ensinar a fazer vinho. Foi um começo e o continuar de uma história de uma família, a quem o vinho corre nas veias há mais de 150 anos. Uma história que começou na primeira adega de lagares de granito, construída pelo tetravô de António Canto Moniz, onde, ainda hoje, o vinho é feito de forma antiga, mas com recurso às tecnologias modernas. E a história continuou: o seu avô foi o primeiro presidente da Federação dos Viticultores do Dão, o pai desenvolveu o cooperativismo e foi presidente de uma adega cooperativa e o irmão mais novo foi director da Federação dos Vinhos do Dão. A imagem icónica do rótulo, é de um portão da casa da Carreira Alta, onde vive a sua irmã e se situa a adega. Henrique, o seu filho, é o actual gestor do Vinha Paz. Com ele, continua esta história de cinco gerações de uma família a fazer vinhos com paixão e personalidade, há mais de 150 anos.

Morada

Quinta da Leira, Oliveira de Barreiros, 3500-884 Viseu – Portugal