Partilhar:

Vinho Branco
Anselmo Mendes
Curtimenta 2022, 75cl
Vinhos Verdes DOC

28,84

 12.5%

 2024-2039

 Servir a 10º-12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 22 de Outubro de 2023

Especiarias como canela e baunilha no nariz. Bastante complexo destacando aromas varietais assim como alguns frutos secos, avelã e amêndoa. Na boca permite uma acidez vibrante e os aromas estão bem presentes. Volume de boca, mineralidade e terminar longo. Toque da madeira permite estrutura de boca oferecendo elegância e equilíbrio.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Anselmo Mendes

O vinho branco Anselmo Mendes Curtimenta é feito de uvas da casta Alvarinho exclusivamente produzidas em Monção e Melgaço. Uvas com níveis elevados de acidez e boa maturação, provenientes de vinhas mais antigas com mais de 14 anos. É um vinho feito à antiga, extraindo mais cor e taninos através do contacto com as peliculas na sua vinificação. Uma forma de diferente e única de explorar ao máximo o potencial da casta Alvarinho.

Vinificação
Uvas colhidas manualmente em caixas pequenas e transportadas para a adega num curto espaço de tempo. Maceração pelicular seguida de fermentação com as películas durante algumas horas. Termina a fermentação em barricas usadas de 400 litros de carvalho francês. Nas mesmas barricas sofre bâtonnage durante 9 meses sobre borras totais. Estágio de 12 meses em garrafa.

Denominação
DOC Vinho Verde Alvarinho, Monção e Melgaço

Tempo aceitável de guarda 15 anos.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100723

Anselmo Mendes

O trabalho de Anselmo Mendes é reconhecido em Portugal e no estrangeiro não apenas pela excelência dos vinhos que produz mas pela forma surpreendente e consistente como inova. A fermentação de uvas Alvarinho em barricas de madeira ou o uso de técnicas de vinificação antigas, como a curtimenta, são alguns dos métodos que fazem com que estes vinhos sejam um caso à parte no mundo dos brancos.
Apostando nas castas Alvarinho, Loureiro e Avesso, Anselmo Mendes produz vinhos brancos tranquilos que conquistaram já diversos prémios e distinções e ganharam a confiança dos críticos e apreciadores mais exigentes em todo o mundo. A expressão original de uma paixão com raízes no passado, sedimentada com uma longa experiência e conhecimento.

Address

Anselmo Mendes Vinhos, Lda.
Zona Industrial de Penso, Lote 2
4960-310 Melgaço
Portugal