Partilhar:

Vinho Branco
Soalheiro
Alvarinho 2019, 75cl
Vinhos Verdes

9,50

 12.5%

 Imediato

 Servir a 8º-10º

 

João Guedes

João Guedes, nota de prova publicada em 20 de Outubro de 2019

Vinho verde da casta Alvarinho, seu aroma cítrico e sua cor esverdeada, aprensenta notas tropicais, e deixa na boca um bom mineral, com alguma frescura e elegância, no seu final delicado e elegante.

Soalheiro

Vinha das uvas Alvarinho utilizadas no Soalheiro clássico são provenientes de diversas vinhas de pequena dimensão implantadas em solo de origem granítica entre os 100 e os 200 metros de altitude e localizadas em microclima muito particular. Melgaço, a região mais norte de Portugal, está protegida por um conjunto de serras que permitem um casamento perfeito entre a pluviosidade, a temperatura e o número de horas de sol necessários à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. Esta boa exposição solar – local soalheiro – deu também o nome à parcela que esteve na origem da marca.
Soalheiro é um clássico com um perfil preciso, sobriedade aromática e uma Grande elegância de sabor. As condições climáticas deste ano permitiram um aroma elegante, mineral e tropical, com um Grande equilíbrio de sabor, fresco e intenso, antecipando uma boa capacidade de evolução em garrafa. As temperaturas moderadas durante a maturação, favoreceram a concentração aromática e níveis de álcool moderados associados a um excelente balanço de acidez nas uvas. Como habitualmente, iniciamos a vindima cedo em Setembro para manter a frescura aromática nas uvas de Alvarinho. Esta estratégia foi muito importante nesta vindima em particular devido à chuva que ocorreu naquele ano. Soalheiro é uma colheita clássica e elegante.
As uvas, exclusivamente da casta Alvarinho, são colhidas manualmente em caixas de pequena capacidade e transportadas para a adega num curto espaço de tempo. Após a prensagem, o mosto obtido decanta durante 48 horas, segue-se a fermentação, a temperatura controlada, usando leveduras pré-seleccionadas para o efeito. O engarrafamento efectua-se após a estabilização do vinho, sendo seguido de um estágio em garrafa. A vinificação do Alvarinho Soalheiro está direccionada para obter um vinho que concentre a qualidade das uvas e permita uma boa evolução após o engarrafamento. Limitado ao stock existente. No caso do vinho que comprou ficar sem stock, entraremos em contacto para propor um vinho diferente, ou para lhe devolver o valor pago.
As promoções nos vinhos não são acumuláveis com outros descontos ou cupões.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100580

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela