Partilhar:

Vinho Branco
Soalheiro
Alvarinho 2024, 75cl
Vinhos Verdes

11,41

 12.5%

 2025-2030

 Servir a 8º-10º

 

O Produtor

O Produtor, nota de prova publicada em 4 de Janeiro de 2025

O Soalheiro Alvarinho tem uma cor amarelo-limão brilhante. Este vinho distingue-se pelo seu aroma fresco e elegante, revelando de imediato, no nariz, a extraordinária complexidade da casta Alvarinho. O sabor deste vinho, com intensas notas tropicais e minerais, está perfeitamente equilibrado com a acidez e com o seu moderado teor alcoólico.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Soalheiro

DOC Vinhos Verdes.

O Soalheiro Alvarinho é conhecido como o “Clássico”, pois foi o primeiro vinho a ser feito pela família em 1982. Desde então, continua a ser o nosso estilo clássico de um monovarietal da casta Alvarinho, com frescura aromática, sabor intenso e um extraordinário potencial de evolução em garrafa – é um vinho que claramente combina com qualquer ocasião!

As uvas são vindimadas à mão. Após a prensagem e antes da fermentação, o mosto é clarificado a baixa temperatura. O vinho fermenta em inox e estagia em contacto com as borras finas antes do seu engarrafamento. A vinificação do Soalheiro Alvarinho está direcionada para obter um vinho que realce a qualidade das uvas e permita uma boa evolução após o engarrafamento.

O nosso “Clássico” tem a elegância para ser um aperitivo perfeito ou para acompanhar mariscos, peixe grelhado, carne branca, queijo curado, carne fumada, bem como pratos de cozinha asiática e mediterrânica.

“O nosso painel português tem estado atento ao dinamismo de Monção e Melgaço, na região dos Vinhos Verdes, há já alguns anos (com um Best in Show na nossa competição de 2021), pelo que foi gratificante ver este exemplar de referência voltar a destacar-se na seleção deste ano. “Verde” é muitas vezes um insulto no mundo do vinho, mas na região granítica dos Vinhos Verdes, em Portugal, é um requisito fundamental. A alegria do Alvarinho está, claro, na sua nota aromática adicional de charme floral (sendo que os damascos são mais típicos da Galiza), o que faz com que a prova seja tanto uma viagem por um jardim de flores como por uma clareira de floresta. O paladar é impressionante: não há aqui nada de frágil ou tremeluzente, nem o vinho depende de doçuras subtis. Em vez disso, apresenta-se elegante e com textura, com densidade suficiente para acompanhar a sua frescura e energia naturais. Os seus 12,5% de álcool são baixos o suficiente para que seja um branco de beber, não apenas de saborear… com ou sem comida: este vinho funciona tanto como um aperitivo refrescante como como o branco ideal para uma salada de verão.” – Decanter World Wine Awards 2025

Prémios

97/ 100 – Best in Show – Decanter World Wine Awards 2025
Medalha de Ouro – Mundus VINI 2023
Medalha de Ouro – Concours Mondial de Bruxelles 2023
Medalha de Ouro – Sakura Japan Women’s Wine Awards 2023
94/ 100 Decanter World Wines 2023
Medalha de Ouro – Challenge International du Vin 2022
Medalha de Ouro – Sakura Japan Women’s Wine Awards 2022
Cinco Estrelas – Arne Ronold MW – Vinforum 2021
Medalha de Ouro Mundus Vini 2020
92/ 100 Robert Parker – Mark Squires – The wine Advocate 2020
93/ 100 Wine & Spirits Magazine 2020
95/100 – Sarah Ahmed – Decanter Magazine 2020
Medalha de Ouro – Allt om Vin magazine 2020

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100580

Quinta de Soalheiro

A Quinta de Soalheiro, localizada em Melgaço (o ponto mais Norte de Portugal), está protegida por um conjunto de serras que criam as condições de pluviosidade, temperatura e horas de sol necessárias à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. O microclima muito particular desta região aliado a uma excelente exposição solar levaram à plantação da primeira vinha contínua de Alvarinho, em 1974, e posteriormente, à criação da primeira marca de Alvarinho de Melgaço – Soalheiro, em 1982.

Morada

Vinusoalleirus, Lda.

Alvaredo – Melgaço
4960-010 Alvaredo
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela