Apesar do Carnaval no Sambódromo ser o mais famoso do mundo, esta celebração não é originária do Brasil. Na verdade, a sua origem é incerta, mas existem várias teorias que tentam explicar a sua criação. Na Vinha, acreditamos que um copo de Vinho está envolvido no princípio desta festança.

E, de facto, está! Uma teoria determina que o Carnaval está ligado ao Vinho – é baseada na Mitologia Romana, mais especificamente, na festa de homenagem a Baco*, o Deus do Vinho.

Na antiguidade, as pessoas reuniam-se nesta data para celebrar a chegada da primavera, a fertilidade e o Deus anteriormente mencionado numa festa marcada pela embriaguez, dança, música, fantasias, arte e a “entrega aos prazeres da carne”. Deste modo, o Vinho era um elemento fundamental da folia!

Para finalizar, o nome Carnaval é proveniente do latim “Carnis Vale” que significa “a despedida da carne”, ligado ao período de privação de carne que deveria ser realizado durante o tempo da Quaresma da Igreja Católica. A boa notícia é que os Vinhos comercializados na Vinha não têm carne e, para além disso, também pode encontrar uma seleção de Vinhos ideais para acompanhar pratos de peixe.

*Baco – Deus Romano do Vinho. A pantera, o cântaro, a vinha e um cacho de uvas eram os seus símbolos. Divindade derivada do Deus grego Dionísio.

Partilhar: