O bom português conhece bom Vinho Verde, não há qualquer dúvida. Aqui, apenas pretendemos mostrar algumas das características que tornam a região do Noroeste de Portugal tão famosa em termos de Vinhos.

 

Os vinhos da região do Vinho Verde distinguem-se pela sua frescura, leveza elegante e aroma frutado, dado serem produzidos exclusivamente na Região Demarcada dos Vinhos Verdes. As castas que permitem a sua produção são autóctones da região, diferenciando-se a nível mundial e enfatizando a especificidade do Vinho Verde.

 

Castas Brancas

Alvarinho

Casta típica da sub-região de Monção e Melgaço, caracteriza-se por produzir Vinhos Brancos refrescantes e macios, pouco encorpados e com elevado grau de acidez. A sua cor palha e aroma a fruta com toques de mel permitem elevar a experiência deste Vinho.

Arinto

Os Vinhos da casta Arinto oferecem um sabor harmonioso a fruta e a avelãs que perdura na boca. Estes atributos proveem das características zonas interiores da região que permitem ao vinho ganhar um nível superior de qualidade. Para além disso, qualifica-se ainda por ser um Vinho Branco encorpado, seco e com um grau de acidez elevada.

Avesso

Uma casta própria da sub-região de Baião, Avesso é conhecida por conceber Vinhos Brancos de cor palha e de aromas mistos entre o frutado (laranja e pêssego), o amendoado (frutos secos) e o floral. De sabor fresco e harmonioso, estes vinhos fornecem uma prova encorpada e pouco ácida, uma consequência dos meses de envelhecimento após a sua produção.

Azal

Original das sub-regiões de Amarante, Basto, Baião e Sousa, a casta Azal alcança o seu nível de qualidade em terrenos secos e expostos ao Sol. Caracterizado por ser um harmonioso Vinho frutado, os Vinhos Brancos da casta Azal distinguem-se pelos aromas a limão e maçã verde, assim como por uma frescura jovem e encorpada.

Loureiro

Casta cultivada principalmente na zona norte-litoral da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, Loureiro é reconhecida por produzir um Vinho Branco seco, pouco encorpado e de grau de acidez elevado. É ainda caracterizado por criar Vinhos de cor citrina com um aroma fino e elegante, sendo o sabor frutado e fresco.

Trajadura

Produzida de igual forma em toda a região, excepto na sub-região de Baião, os Vinhos de casta Trajadura apresentam uma cor intensa a palha dourada, bem como um forte aroma a frutos como a maçã, pêra e pêssego. O seu baixo nível de acidez permite ao Vinho obter um sabor mais macio.

 

Castas Tintas

Padeiro

Localizada na sub-região de Basto, Padeiro é uma casta de pouca expansão na região dos Vinhos Verdes. O resultado consiste num vinho de tom rubi, harmonioso e saboroso.

Vinhão

Cultivada em toda a Região Demarcada, esta casta destaca-se pelo seu aroma vinoso e sabor intenso a frutos silvestres. Classifica-se como um vinho encorpado e ligeiramente adstringente.

Partilhar: