Para não desperdiçar aquele vinho que sobrou e está guardado há dias, aqui ficam algumas ideias que poderá fazer com o vinho, com as garrafas ou com as rolhas.

1. O álcool que o vinho tem, ajuda a remover as impurezas e a matar bactérias do tipo E, basta colocar o vinho num borrifador e utilizar na fruta e nos legumes.

2. Pode ser utilizado para outros tipos de limpeza, na cozinha, por exemplo: o vidro que insiste em ficar embaciado, na banca ou no fogão. O álcool e a acidez, vão ajudar a remover manchas e matar germes. Não usar no granito que pode manchar.

3. Geleia caseira, pode ser uma excelente ideia. Basta adicionar água, pectina, frutas e açúcar e estamos a meio do caminho.

4. Os compostos fenólicos que fazem parte dos activos antioxidantes do vinho, ( taninos, antocianinas e flavonas) são ideais para evitar a formação de radicais livres sobre a epiderme. Ou seja, o vinho evitará o envelhecimento precoce da pele, assim como os açúcares, ( a glicose e a frutose) que servem de hidratantes naturais e evitam que a pele fique seca. Basta humedecer algodão e espalhar pelo rosto.

5. Com uma base de madeira, rolhas e cola quente é possível fazer um quadro para pendurar fotografias, recados ou uma base para levar uma travessa quente a mesa.

6. Com as garrafas vazias, retire os rótulos e faça um arranjo de flores naturais ou que não precisem de água, ou até mesmo um candeeiro, porque não?

E como o vinho vem da Vinha, basta usar a criatividade.

Partilhar: