Robert Parker, nota de prova publicada em 14 de Fevereiro de 2019
Esta garrafa do recém-lançado 2007 Brut Comtes de Champagne Rosé da Taittinger foi este vinho foi submetido ao processo de dégorgement em dezembro de 2018 e está a revelar-se de forma brilhante, desdobrando-se no copo com um buquê complexo de laranja vermelha, framboesas mentoladas, ameixas vermelhas, flores secas e brioche quente. No palato, é de corpo médio a encorpado, calcário e tenso, partilhando um perfil ousado e cinzelado com o seu primo Blanc de Blancs. Profundo, concentrado e firmemente enrolado, o vinho termina com um final longo e salino. Este é um Comtes Rosé intenso e arrojado com um futuro promissor. Como tem sido a norma na casa Taittinger há vários anos, a mistura é baseada em 70% de Pinot Noir e inclui 15% de vinho tinto tranquilo de Bouzy.
Produzido apenas em anos excecionais, não só para as uvas Chardonnay, mas também para as uvas Pinot Noir, este é o cuvée mais raro da Maison Taittinger, um champanhe lendário sobre o qual Rudolf Nureyev, o bailarino-coreógrafo afirmou: “…Quando bebo Comtes de Champagne Rosé, não danço, eu voo…”
Feito a partir de 30% de Chardonnay Grands Crus da prestigiada região da Côte des Blancs e de 70% de Pinot Noir dos Grands Crus da região da Montagne de Reims, o Comtes de Champagne Rosé deve o segredo da sua singularidade aos 15% de vinho tinto tranquilo que é adicionado à mistura. Objeto de grande cuidado e atenção até atingir o seu estado ideal, e os critérios para a sua criação significam que não pode ser produzido em grande escala.
Antes de ser exposto à luz, o Comtes de Champagne Rosé terá passado mais de 12 anos de envelhecimento no coração das caves da antiga Abadia de Saint-Nicaise, que datam da época galaico-romana; uma maturação que permite a este vintage abrir-se com energia extraordinária e potencial de envelhecimento.
O seu caráter frutado e sabor suave e envolvente tornam-no um luxo delicioso a ser apreciado apenas em pequenos goles e é o champanhe por excelência para acompanhar a cozinha gourmet.
Prémios
99/100 James Suckling
97/100 Decanter
96/100 Robert Parker
18/20 Jancis Robinson
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107075
Maison Taittinger
O compromisso com um nome; a alma de um negócio de Família com mais de um século.
A história da Maison Taittinger teve início no alvorecer do século XX. O seu objetivo foi sempre a busca da excelência. “Ter o nosso nome de família numa garrafa implica responsabilidade e padrões rigorosos em todos os momentos. Esta assinatura representa tanto o savoir-faire do passado como um compromisso para o futuro.”
Pierre Emmanuel Taittinger personificou este compromisso por 40 anos e hoje partilha-o com o seu filho, Clovis, e a sua filha, Vitalie, que trabalham ao seu lado na gestão diária da Casa de Champanhe, que possui o terceiro maior vinhedo da região de Champagne com 288 hectares de vinhas, certificado como de Alta Valorização Ambiental, e incluindo 37 crus diferentes. Juntos, formam um trio familiar muito unido.
“Champagne is the best way of saying “I love you” in any language.” Clovis Taittinger