Partilhar:

Espumante
Adega Mayor
Reserva 2016, 75cl
Alentejo

26,53

 12.5%

 2018-2022

 Servir a 6º-10º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 10 de Julho de 1905

De cor palha e bolha irrequieta, seduz com um nariz profundo, cremoso e complexo. Sugere notas de biscoito e laranja cristalizada, envoltas em apontamentos de açúcar queimado e pão torrado. Na boca temos volume e irreverência, uma agradável sensação de mousse fina que termina vibrante, firme e seca. Brilham os tons cítricos e minerais assentes em acetinadas sugestões de brioche. Um bom exemplo de um conjunto equilibrado e intrigante num espumante do Alentejo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Adega Mayor

Vindima
Entre Agosto e Setembro

Enólogos
Rui Reguinga, Carlos Rodrigues e Bruno Pinto

Vinificação
As uvas são colhidas no momento ideal de maturação. Vindimadas manualmente, são encaminhadas para a adega onde sofrem uma criteriosa seleção, são desengaçadas e esmagadas. Após 24 horas de decantação estática a frio, o mosto é trasfegado e inoculado com leveduras selecionadas que desdobram a fermentação alcoólica, a uma temperatura controlada de 15oC, durante aproximadamente 2 semanas. No final desta primeira fermentação obtém-se um vinho, base de espumante, relativamente neutro de aromas e com acidez saliente. Na segunda fase, segue-se o método “Tradicional” ou “Clássico”, que consiste numa segunda fermentação do vinho base dentro da garrafa, durante aproximadamente 2 meses as leveduras transformam açúcar em álcool e como consequência, libertam gás carbônico, dando origem à “perlage” (bolha) do espumante. O já espumante passa por um processo de autólise e envelhecimento que dura cerca de 24 meses em cave, sendo finalizado com a remoção das impurezas (borras) através da “remuage” manual e do “degorgement” em máquina.

Produção
2.000 garrafas 75CL

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106782

Adega Mayor

A Adega Mayor estende-se ao longo de 350 hectares de montado de azinho, galerias ribeirinhas e campos agrícolas. No topo do terraço panorâmico, avista-se, na linha do horizonte, a vinha, o olival da Herdade, Espanha e a Serra de Portalegre. Com um olhar contemporâneo reinventa-se a arte de bem viver.

Morada

Herdade da Argamassas, 7370-171 Campo Maior, Portugal