Partilhar:

Espumante
Luis Pato
Vinha Formal 2015, 75cl
Regional Beiras

19,89

 11.5%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 6º-10º

17/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 24 de Março de 2016

Mostra força e caráter com bolhas finas e aroma delicado e elegante, notas de frutas frescas (pêra, damasco). Encorpado, sério, com muitas notas de limonada, um espumante gourmet

Descubra todos os vinhos deste produtor

Luis Pato

Para evidenciar o carácter do terroir, surge este vinho de uma vinha chamada Formal. Localizada num pequeno declive virado a Este, em Óis do Bairro, está no coração do mapa dos vinhos brancos da Bairrada, tal como delimitado por António Augusto Aguiar em 1866, na Memória sobre os Processos de Vinificação. Nesta vinha, a primeira colheita para espumante é feita entre meados e o final de Agosto, para obter elevados níveis de acidez; a segunda colheita é feita duas semanas depois, para a produção de vinho branco.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101310

Luis Pato Vinhos

Criar vinhos para nós não é só uma paixão, é também um prazer. À nossa visão de rigor na forma de os elaborar na adega, junta-se a capacidade criativa própria da origem latina“.
A família Pato produz vinho na Quinta do Ribeirinho desde, pelo menos, o séc. XVIII. João Pato começou a engarrafar vinho das suas vinhas em 1970, tornando-se o primeiro produtor/engarrafador na região da Bairrada depois da sua demarcação.

O seu filho Luis Pato herdou o seu espírito inconformista e pioneiro, e em 1980 produz o seu primeiro vinho, um monovarietal de Baga de uma qualidade excepcional e raridade absoluta, que é hoje procurado por apreciadores como um tesouro.

Em 1985 enceta duas revoluções na Bairrada: faz vinho tinto de uvas desengaçadas e estagia vinho em pipas novas de carvalho francês. Em 1988 planta Baga em “pé franco” (vinhas não-enxertadas) para compreender os vinhos pré-filoxera e produz o primeiro Vinhas Velhas do país.

Address

Luis Pato, Unipessoal, Lda.

Rua Santo André N 39
3780-502 Anadia

Press the button and you will be directed to this wine's fact sheet

Note: the fact sheet will open on a new browser tab