Partilhar:

Vinho Branco
A Cerca dos Frades
Terrantez do Pico 2022, 75cl
DOP Pico

52,35

 12%

 2023-2028

 Servir a 10º-12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 18 de Agosto de 2023

Aroma elegante típico da casta, com notas untuosas na boca, fresco e marcadamente salino. Untuoso, fresco e muito salino, acompanha na perfeição peixes grelhados, saladas, mariscos e queijos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

A Cerca dos Frades

Terrantez do Pico é uma casta nascida na ilha do Pico, onde encontra condições únicas para desenvolver os seus atributos. Especial, mas sensível, exige atenção redobrada na vinha para que as uvas possam expressar o seu carácter de frescura, elegância e salinidade.

Vinificação: Este vinho resulta de uma criteriosa seleção das melhores uvas da Cerca dos Frades em Santa Luzia na costa norte da ilha do Pico. Vindima manual seletiva em baldes de 25 kg, prensagem suave de cacho inteiro, decantação após 12 horas de sedimentação. Foi fermentado por leveduras indígenas com controlo de temperatura e estagiado 15% em barricas usadas de carvalho francês e 85% em cubas verticais em inox. Está pronto a beber, mas engrandece com tempo de garrafa.

Enologia: Paulo Machado.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110539

A Cerca dos Frades

Iniciado pelo fundador da empresa, Tito Silva, no coração da Paisagem da Vinha do Lajido de Santa Luzia, na Ilha do Pico, o projeto A Cerca dos Frades resulta da relação afetiva com uma parcela que pertencia ao seu avô, onde, em criança, se fazia uma pequena vindima familiar.

O ano de 2015 marcou o início da requalificação das vinhas, onde foram plantados 3 hectares com as castas Terrantez do Pico, Arinto dos Açores e Verdelho. Em 2018, já com 15 hectares, foi lançado o primeiro vinho A Cerca dos Frades Blend. No ano seguinte, foi lançado o primeiro monocasta, A Cerca dos Frades Terrantez do Pico. Em 2020, a família cresceu com o segundo monocasta, A Cerca dos Frades Verdelho, e, com a colheita de 2021, nasceu o primeiro monovarietal, A Cerca dos Frades Arinto dos Açores.

Hoje, com cerca de 20 hectares de castas autóctones dos Açores, A Cerca dos Frades oferece vinhos que honram o legado e o terroir da região.

“Acreditamos profundamente no legado dos nossos antepassados, que heroicamente conseguiram da ‘pedra fazer vinho’, a riqueza desta terra. Desde o início, o nosso propósito foi valorizar as nossas castas, a nossa terra e as nossas tradições, criando vinhos de excelência.” – Tito Silva