Partilhar:

Vinho Branco
Anunciada Velha
2021, 75cl
Tejo

41,91

 14%

 2022-2025

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 28 de Outubro de 2021

O vinho não foi sujeito a quaisquer tratamentos de estabilidade tartárica ou proteica, para que assim possa preservar todas as suas características intrínsecas, transmitindo o sítio de onde provém.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Anunciada Velha

O Branco 2021 foi feito a partir de uma vindima manual, para caixas de 15 kg, Fernão Pires e Arinto colhidos em conjunto por amigos e família nos dias 24 e 25 de Agosto de 2021.

As duas castas foram vindimadas num compromisso de maturação entre ambas. As uvas foram desengaçadas e levemente esmagadas.

A fermentação-macerativa iniciou-se ao fim de 48 horas, com leveduras indígenas e “espontâneo”. A maceração decorreu durante 32 dias, nos quais apenas se mergulhou ou molhou a manta.

“Há pessoas que nos abraçam para sempre. E há lugares dos quais nunca partimos, seja pelo amor que nos transmitem, pelas memórias que evocam quando estamos longe ou pela forma como nos acolhem quando regressamos. Estas pessoas e lugares merecem ser protegidos, lembrados e homenageados e os nossos vinhos nascem desse propósito: o de celebrar a Anunciada Velha e as pessoas que fazem parte da sua história, trilhando um novo caminho e uma nova fase para este lugar.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106892

Quinta da Anunciada Velha

A Quinta da Anunciada Velha, um lugar templário em Tomar, é o resultado de vários capítulos ricos em História e estórias. Pela quinta passaram árabes, romanos, frades, marqueses, diplomatas e agricultores.

No séc XVI foi convento Capucho, época em que se construiu a torre manuelina que terá servido de oratório e no séc. XIX, na propriedade dos Marqueses de Tomar, surge a primeira vinha na Anunciada Velha e o primeiro rótulo.

Num período turbulento da sua vida, António Bernardo da Costa Cabral, 1º Marquês de Tomar, faz do Convento de Cristo, ali perto, a sua residência. A Marquesa de Tomar, Luísa Read, sua mulher, para ocupar o tempo, decidiu distrair-se a fazer vinho. Contratou um enólogo da Borgonha e plantou uns vinhedos na Quinta da Anunciada Velha. Consta que produziu excelente vinho. Na geração dos seus netos ainda se trocavam anualmente as rolhas das garrafas que sobravam do vinho da “avó marquesa” e que ela rotulara de “Château Thomar”.

Numa geração posterior, António Bernardo da Costa Cabral da Costa Macedo, diz que nesta terra templária, onde confluem forças telúricas não se devia mexer. Interpretações à parte e vicissitudes inerentes aos tempos que foram correndo, as vinhas continuaram. O seu filho Manuel Costa Macedo, a quem se fez o primeiro brinde com este vinho, continuou essa missão respeitando a terra e o que significa a Anunciada Velha. Partiu cedo demais, cabendo aos atuais proprietários fazer jus à terra e ao lugar.

É um projecto pequeno (1000 garrafas), e que se quer pequeno, mas mesmo assim importante para Teresa Júdice da Costa e Filipe Caldas de Vasconcellos (produtor com um projecto no Algarve, o Morgado do Quintão), atuais proprietários.

Morada

Morada
Madalena
 2305-432 Tomar

Contactos
+351 249 345 218 | +351 968 344 787
[email protected]
www.facebook.com/Quinta-da-Anunciada-Velha-115743601847439