Partilhar:

Vinho Branco
Bom Malandro
2023, 75cl
DOC Douro

7,95

 12.5%

 2023-2024

 Servir a 10°-12°

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Junho de 2023

O manancial de aromas inclui ananás, manga e um toque de ameixa com subtis notas de baunilha em fundo. Na boca apresenta frescura luminosa, com bem delineados sabores crocantes de ameixa e alperce, assentes numa acidez perfeita que confere grande elegância e equilíbrio ao conjunto.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Bom Malandro

O Bom Malandro Branco é produzido a partir de uvas oriundas de vinhas situadas a elevada altitude (acima de 500 metros), em localizações estrategicamente escolhidas ao longo da Região Demarcada do Douro, cujas temperaturas mais frescas proporcionam condições ideais para o cultivo de castas brancas, preservando-se assim de forma eficaz a acidez natural das uvas e potenciando-se as suas componentes aromáticas.

Os três meses anteriores à vindima foram entre os mais quentes e secos alguma vez registados no Douro, o que deixou os solos ressequidos. Contudo, foi incrível vermos as vinhas em surpreendente bom estado, com poucas a mostrarem sinais de stress hídrico, testemunho da sua resiliência e adaptabilidade a condições duras. Superámos novamente o recorde de vindima mais precoce, com o arranque nas nossas quintas a 22 de agosto. Setembro trouxe assinalável descida das temperaturas diurnas e noturnas, o que teve impacto muito positivo nas vinhas, ao mitigar o stress hídrico e ao proporcionar as necessárias condições para a progressão das maturações. Foi incrível constatarmos que o Douro atravessou condições climáticas de tamanha dureza e que, mesmo assim, tenhamos conseguido produzir vinhos de elevada qualidade.

Vinificação: Após desengace e esmagamento suave das uvas, uma breve maceração pelicular permite otimizar a extração de compostos e precursores aromáticos desejáveis. A seguir à clarificação, o mosto é fermentado em cubas de inox, com temperatura controlada entre 15 e 17°C. A vinificação em meio redutor prolonga-se pelo período de estágio que se segue, evitando-se o mais possível contacto do vinho com o oxigénio, até ao seu engarrafamento, de modo a preservar os aromas primários que se revelam primordiais na consolidação do perfil global deste vinho.

Estágio: Em cubas de inox, até ao momento do engarrafamento. Engarrafado em junho de 2023.

Não é bom malandro quem quer. É bom malandro quem sabe. E este esquilo sabe.
Sabe escolher – uvas.
Sabe cravar – compinchas.
Sabe provar – pomadas.
Sabe saborear – vinho DOC Douro branco.
Sabe sentar-se à mesa – se for um banquete.
Sabe beber – se lhe trouxerem a garrafa e for mais do que uma.
Sabe que só quem se faz à vida é que tem uma grande vida. E que para ter uma grande vida é preciso ser bom malandro.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107172

Symington Family Estates

Existe uma afinidade natural entre o vinho e a família. Uma visão de longo prazo e compromisso ao longo de várias gerações são essenciais para o sucesso de uma empresa de vinho familiar. Um vinhedo recentemente plantado leva tempo para produzir vinhos excelentes e muitas vezes requer o trabalho de uma vida para obter os melhores resultados. A família Symington, com ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, está presente no Douro há cinco gerações, desde 1882. Através da bisavó da geração atual, os laços da família com os vinhos do Douro estendem-se por 14 gerações, até meados do século XVII, e aos primórdios da história do Vinho do Porto.

Morada

Symington Family Estates Vinhos, Lda.

Travessa Barão de Forrester, 86, 4400-034 Vila Nova de Gaia. Portugal