Partilhar:

Vinho Branco
Buçaco
Reservado 2019, 75cl
IVV Portugal

79,28

 13%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 10º-12º

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2015

Vinho profundo, com uma tosta muito fina e notas minerais envolvidas num aroma cítrico fresco. Revelando uma elevada acidez, na boca apresenta-se muito jovem, vibrante e envolvente. Um vinho para as próximas décadas.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Buçaco

Alexandre de Almeida, fundador da cadeia de hotéis com o mesmo nome, a mais antiga em Portugal, criou os Vinhos do Bussaco em 1917, quando, após inúmeras viagens por hotéis Europeus, nomeadamente os franceses da “Côte D’Azur”, se apercebeu do conceito de Adega de Hotel. Adoptou, então, a ideia de criar uma adega própria no Palace Bussaco, iniciando a vinificação do que viriam a ser os gloriosos “vinhos do Bussaco”. No início do século XX, nascia uma das mais interessantes páginas do vinho português. Nascia o vinho que viria a tornar-se um ícone, alvo de cobiça, mas que sempre foi mantido, intencionalmente, fora das luzes da ribalta. O seu criador, Alexandre de Almeida, adoptou o conceito de aliar a hotelaria de luxo a uma adega com um vinho próprio. Se olharmos para trás, desde as suas primeiras colheitas, percebemos a importância deste ícone, que foi servido a reis, a rainhas e a chefes de estado, como comprovam as ementas, orgulhosamente guardadas no Hotel Palace Bussaco. Os vinhos do Buçaco eram mesmo assim: objectos de culto, limitados a círculos muito restritos, à elite. Os seus fantásticos e nobres rótulos mantêm até hoje o símbolo da sua nobreza.

Os Buçaco foram, e ainda são, sempre vinificados da mesma maneira e com os mesmos métodos de antigamente. O facto de as uvas terem origem nas regiões do Dão e da Bairrada garante um vinho genial, que evolui nobremente em garrafa. Estes vinhos fermentam e estagiam em barricas de carvalho francês durante 12 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100214

Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991. Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão). Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual se deu o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano” ,”Fabelhaft”, entre outros, são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados o Diálogo Branco 2010 e o Fabelhaft Branco. Os “Projectos Wines” incluem todos os vinhos com o rótulo “Niepoort Projectos”, que são experiências realizadas no Douro ou em Vila Nova de Gaia, mas também vinhos feitos em parceria com outros produtores, tais como o Doda, com Álvaro de Castro, da região do Dão; OmLet, feito no Douro com o produtor espanhol Telmo Rodriguez; Ultreia, produzido no Douro com o produtor espanhol Raul Perez; os vinhos Muhr van der Niepoort, produzidos na Áustria, em colaboração com Dorli Muhr; Cape Charme e Cape Fortified, produzidos na África do Sul com Eben; ou Ladredo, de Ribera Sacra (Espanha).

Address

Niepoort Vinhos S.A.

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Portugal

Press the button and you will be directed to this wine's fact sheet

Note: the fact sheet will open on a new browser tab