Partilhar:

Vinho Branco
Casas Altas
Chardonnay Cerca da Rogenda 2022, 75cl
Beira Interior

11,49

  sem stock

 2023-2028

 Servir a 10°-12°

0 /5
0 votaram

18/20  Revista de Vinhos

 

Revista de Vinhos, nota de prova publicada em 20 de Setembro de 2023

Amarelo pálido, verdeal. Boa dimensão aromática, óleos de citrinos, mentol, hortelã pimenta. Seco, muito fresco e mineral, a acidez é direta, mentolada. Mostra porém volume e estrutura. Final limpo, longo e elegante. Vale a pena guardar.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Casas Altas

A paisagem da Beira Interior é dramática e despovoada, o clima exigente, os solos graníticos e as altitudes elevadas. As vinhas convivem com lameiros, olivais e matas diversas, a uma altitude superior a 650 metros, em solos graníticos, com exposição solar de nascente e sudeste, com elevadas amplitudes térmicas entre o dia e a noite. As maturações são tradicionalmente longas. Um Terroir único, que confere qualidades distintivas aos vinhos Casas Altas.

É a partir das uvas deste terroir que nasce o Vinho Branco Casas Altas Chardonnay Cerca da Rogenda, verdadeira expressão do melhor da região.

“Quando crio os meus vinhos procuro a pureza das origens, sem maquilhagem. Busco a verdadeira expressão da terra e das uvas. ​No completo respeito pela viticultura, pelas uvas, pela natureza e elaborando os vinhos com um mínimo de intervenção.” – José Madeira Afonso

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107254

José Madeira Afonso

Médico de Profissão, Enólogo por Paixão. Ao herdarem as vinhas de seu pai, João Madeira Afonso e o seu irmão, acharam que seria triste e não haveria qualquer interesse em fazer viticultura com carinho e depois entregar as uvas na cooperativa. Nasce assim o primeiro vinho tinto em 1994.

As vinhas estão distribuídas por três parcelas na sub-região de Pinhel: Rogenda, Mortórios e Quinta do Vale do Ruivo, num total de aproximadamente 16 hectares. 7 hectares são de vinhas velhas, onde as castas nativas portuguesas encontram-se tradicionalmente misturadas, sendo dominantes a Baga e Rufete para os tintos, a Síria, o Arinto e a Fonte Cal para os brancos. Nos restantes encontram-se as não menos importantes Alicante Bouschet, Touriga Franca, Chardonnay, Riesling, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Verdelho.

É a partir das uvas deste terroir que José Madeira Afonso cria os vinhos Casas Altas, DOC Beira Interior, que são a verdadeira expressão do melhor da região.

Morada

Rua José Mesquita dos Santos nº23
6400-651 Souropires Portugal