Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta do Ribeirinho
Pé Franco Baga 2019, 75cl
Bairrada

159,99

 2020-2040

 Servir a 16º-18º

 

Revista de Vinhos, nota de prova publicada em 15 de Julho de 1905

Fruta muito pura e fina, amparada por sugestões de menta e especiarias. Taninos presentes, mas de grande polimento, preciso, elegante e persistente. Promete envelhecer muito bem.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Ribeirinho

O Homem tem sonhos. O sonho de Luís Pato foi criar um vinho que nos revelasse como eram os vinhos antes da chegada da filoxera à Europa. Assim nasceu o PÉ FRANCO, nome por que é comummente conhecido. Para isso procedeu ao plantio de 1,2ha de vides da casta BAGA, como era uso na Europa pré-filoxérica, directamente em terreno arenoso – uma forma de evitar o ataque às raízes do insecto indutor da doença, dada a sua aversão (felizmente) a este tipo de solos. Após grande ansiedade, fez a primeira vindima em 1995, 7 anos após a plantação.”

O vinho provém agora de uma área aumentada para 2,5ha. Como cada videira produz apenas um cacho, ou seja, um copo de vinho, é preciso o trabalho anual de seis parreiras para obter uma garrafa. Isso deve-se não só à menor produção da videira não enxertada, mas também devido às sucessivas mondas que efectuamos com o intuito de obter um vinho muito encorpado, que possa assim esconder os taninos da casta e a acidez característica do clima da região. Estes são factores fundamentais para lhe darem uma capacidade de envelhecimento que ultrapassa a vintena de anos, tornando-o um excelente vinho para celebrar a maioridade, o casamento ou outro evento relevante para o filho ou a filha, com um vinho do ano do seu nascimento.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107253

Luis Pato Vinhos

Criar vinhos para nós não é só uma paixão, é também um prazer. À nossa visão de rigor na forma de os elaborar na adega, junta-se a capacidade criativa própria da origem latina“.
A família Pato produz vinho na Quinta do Ribeirinho desde, pelo menos, o séc. XVIII. João Pato começou a engarrafar vinho das suas vinhas em 1970, tornando-se o primeiro produtor/engarrafador na região da Bairrada depois da sua demarcação.

O seu filho Luis Pato herdou o seu espírito inconformista e pioneiro, e em 1980 produz o seu primeiro vinho, um monovarietal de Baga de uma qualidade excepcional e raridade absoluta, que é hoje procurado por apreciadores como um tesouro.

Em 1985 enceta duas revoluções na Bairrada: faz vinho tinto de uvas desengaçadas e estagia vinho em pipas novas de carvalho francês. Em 1988 planta Baga em “pé franco” (vinhas não-enxertadas) para compreender os vinhos pré-filoxera e produz o primeiro Vinhas Velhas do país.

Morada

Luis Pato, Unipessoal, Lda.

Rua Santo André N 39
3780-502 Anadia