Partilhar:

Vinho Tinto
Servas de Bacchus
2016, 75cl
Regional Alentejano

288,35

 14%

 2023-2053

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

19/20  Revista de Vinhos

 

Revista de Vinhos, nota de prova publicada em 22 de Novembro de 2023

O nariz revela toda a ambição posta na sua concepção. Ainda jovem, a arquitectura geral é robusta e apurada. O tanino é carnudo, acidez e nervo bem sustidos pela enorme estrutura. O final é interminável, a guarda é evidente. Decante-o para já ou guarde-o.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Servas de Bacchus

O singular terroir da vinha velha do Clérigo permitiu, em 2016, imortalizar em garrafa o trabalho de várias gerações. Depois de algumas semanas de acompanhamento, as maturações culminaram com a colheita no dia 22 de setembro de 2016, momento em que foi realizada a vindima em field blend das variedades Trincadeira, Castelão e Alicante-Bouschet. Após desengace total, foi realizada pisa a pé em lagar de mármore, durante 48 horas, por forma a potenciar o contacto pelicular pré-fermentativo. As fermentações ocorreram em 10 spin barrels novos, de carvalho francês, com capacidade para 500L, seguindo-se duas semanas em curtimenta.

O estágio desenvolveu-se durante 24 meses, em barricas de novas de carvalho francês de 225L. Foi engarrafado em Maio de 2019 e ficou 4 anos e meio em estágio até ao seu lançamento para o mercado, em 2023; submetido a provas ao longo dos vários anos, o vinho provou o seu grande potencial de envelhecimento.

Edição muito limitada de 3600 garrafas.

Enologia: Luís Serrano Mira.
Viticultura: Carlos Mira.

Prémios

Top Excelência – Os Melhores do Ano 2023 – Revista de Vinhos

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107348

Serrano Mira

Serrano Mira é o apelido que resulta da união de duas famílias que produzem vinho no Alentejo, há 13 gerações. Serrano Mira é também o nome do grupo vitivinícola liderado por Luis Serrano Mira, que soma a alentejana Herdade das Servas e a Casa da Tapada, na região dos Vinhos Verdes.

Luis Serrano Mira nasceu no seio de uma família de produtores com forte ligação à propriedade rural e ao vinho. Cresceu a observar as suas práticas e a ouvir, com orgulho e atenção, os ensinamentos que bisavós, avós e pais lhe transmitiram. Desde cedo, tomou consciência de que nada se consegue sem trabalho e espírito de sacrifício. Acredita que dedicação e entrega são fatores-chave para a qualidade e consistência de um projeto, elevados ao expoente máximo quando há uma simbiose entre as aprendizagens herdadas e as inovações introduzidas no presente. Considera que esta será a marca do seu tempo e o legado que está a deixar às gerações vindouras.

A ligação da família Serrano Mira a este universo remonta ao ano de 1667, data atestada por duas talhas que foram passando de geração em geração. Uma herança que, ao chegar às mãos de Luis Serrano Mira, o motivou a um exaustivo levantamento histórico, retratado e documentado no livro “A história da vinha e do vinho no Alentejo – Legado de uma família a produzir desde 1667”. Estes dois recipientes de vinificação têm desenhadas estrelas de oito pontas, agora usadas no logótipo Serrano Mira e que simbolizam boaventura, regeneração, abundância e proteção das colheitas, mas também de verdade e esperança.

Morada

[email protected]
+351 268 322 949