CV Curriculum Vitae
Em 42 vindimas no Douro, 2021 foi a melhor colheita em qualidade e volume das nossas vinhas para o CV Douro Branco e Tinto.” – Cristiano van Zeller
O ano de 2020/2021 foi, no geral, normal e seco.
A escassez de chuva até março resultou numa baixa incidência de míldio. As temperaturas amenas da primavera e verão favoreceram o aparecimento de oídio, o que exigiu tratamentos protetores e curativos para garantir a saúde das uvas. Apesar de março e maio secos, as chuvas de inverno permitiram um desenvolvimento equilibrado da videira e maturação saudável das uvas, mesmo com um agosto quente e seco. Chuvas em setembro ajudaram a completar o ciclo de maturação, e o volume final de produção ficou acima da média regional.
Vinha velha com mais de 80 anos, plantada em solo de xisto, composta por várias variedades tradicionais durienses, como: Rabigato, Samarrinho, Donzelinho Branco, Viosinho, Códega, entre outras.
Vinificação: Vindima manual; Seleção rigorosa; Desengace e ligeiro esmagamento; Prensagem pneumática suave; Decantação do mosto durante 24h a 10 °C; Fermentação em barricas de carvalho francês (225L e 500L) por 25+ dias entre 10 °C e 14 °C; Estágio de 8+ meses com bâtonnage nas mesmas barricas.
Engarrafamento: Setembro 2022.
Informação Técnica: pH: 3,33 | Acidez total: 6,4 g/dm³ | Acidez volátil: 0,4 g/dm³
Enólogos: Cristiano van Zeller & Joana Pinhão.
Prémios
94+/ 100 – Robert Parker
93/ 100 – Wine Enthusiast
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106747