Partilhar:

Vinho Branco
Equinócio
Bio 2017, 75cl
Alentejo

23,90

 13.5%

 2020-2028

 Servir a 10º-12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 10 de Setembro de 2018

Fermentou num tonel novo de 1000 litros (botticella). Vinhas velhas e muitas castas originaram um branco austero, firme na fruta madura, com as notas da madeira a envolverem o conjunto que resulta com muito boa estrutura. Excelente largura de boca, cheio, com imenso carácter, sem ceder a modas, com acidez ajustada. No final regressam as notas da madeira a deixar rasto muito persistente. Um branco notável. É um branco com um aroma rico, complexo onde se unem frutos maduros e alguma tisana balsâmico com notas levemente fumadas e minerais. Entra muito suave e aveludado na boca, mantém-se em prova fina e elegante à medida que o centro de boca se engrandece para terminar num final largo, rico, profundo e cheio de sabor.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Equinócio

Vinha
Feito de múltiplas castas antigas existentes numa vinha muito velha situada na freguesia do Reguengo da Serra de S. Mamede. A exposição da vinha é nascente, a altitude de 598 metros. Solos de origem granítica antiga (Ordovícico).
A produção é muito baixa. Não conseguimos referir a dominância de nenhuma casta. São cerca de 14 castas diferentes de uma selecção massal feita até início do século XX.

Vinificação
Vindima manual de 16 a 24 de Agosto. Esmagamento, prensagem e decantação estática do mosto. Fermentação natural e estágio de 12 meses em barrica velha (225 litros) de carvalho. Sem maloláctica. Engarrafamento a 22 de Agosto de 2018 sem colagem ou filtragem.

Prémios

Revista Grandes Escolhas 18/20

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105791

Cabeças do Reguengo

O meu desejo é fazer puros slow wines, daqueles que se bebem dois ou três pares de anos após a colheita e se admiram nas décadas seguintes. Além de slow wines, os meus vinhos (de enologia minimalista), devem sempre privilegiar o carácter à perfeição, porque perfeição sem alma ou carácter torna os vinhos, assim como as pessoas, cansativos.

Morada

Estrada dos Moleiros, nº15
Reguengo, Reguengo 7300-405 Portugal
+351 245 201 005
[email protected]