Partilhar:

Vinho Branco
Grand Vicious
Reserva Alvarinho Magnun 2020, 1,5l
Vinhos Verdes

210

 13%

 2023-2030

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 24 de Junho de 2023

Visual
Amarelo palha, cristalino.

Aromas
Complexo, abundantes notas frutadas: alperce e fruta branca (pêra, maçã), bem como limonadas. A riqueza aromática é potenciada pela evidente cera de abelha e notas subtis de tosta e brioche.

Boca
Muito rica e ampla. Além da acidez elevada e vertical que ocupa todo o palato. Tem uma estrutura muito rica potenciada pelo fantástico equilíbrio entre a acidez e a cremosidade do tempo em borras finas. Super longo, demorado.

Extra
Apto a consumo imediato, dado o estágio demorado que teve. No entanto, tem estrutura e acidez para continuar a ganhar riqueza aromática em múltiplas camadas durante os próximos 7-8 anos. Depois terá dada a soberba complexidade e acidez elevada, pelo menos mais 8-10 anos em que manterá o seu estado de graça.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Grand Vicious

A testemunha da complexidade e grandiosidade de uma grande casta – Alvarinho. No solar da casta, Monção e Melgaço, exponenciaram a sua finura e riqueza neste Gran Vicious.

Origem
Vinho-Verde DO, sub-região de Monção e Melgaço;

Solos / Localização
Parcela de vinha de encosta virada a Norte. Solos de Areia de Granito.

Método De Produção
Vindima manual para caixas de 15 kg. Na chegada à adega, após um
desenlace total, fez uma maceração pelicular em depósito durante 8 – 10 horas, para uma maior intensidade aromática e profundidade em
prova. Utilizamos apenas o mosto-lágrima, que fez uma decantação estática durante 24 horas. Arrancou a fermentação em depósito de inox, com temperatura controlada a 16 – 18 ºC, com leveduras nativas. Depois de passar a fase mais intensa de fermentação, metade deste lote foi transferido para terminar a fermentação em barricas usadas de carvalho francês (floresta de Allier). O restante terminou a fermentação no depósito de inox.

No final de fermentação ambas as partes do lote, foram passadas a limpo, tendo regressado às barricas e ao inox, respectivamente. Estagiaram durante cerca de 12 meses sobre as borras finas, não mexidas. O lote final foi feito, com a junção de ambos os elementos do lote, com as borras dos mesmos para inox, tendo estagiado mais 12 meses em inox.
Engarrafamento em Outubro de 2022.

Enólogo
Tiago Macena

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106899

Quinta da Vacaria

A Quinta da Vacaria é uma das mais antigas propriedades Durienses, rezando a história que o vinho produzido na Quinta remonta a 1616, há 4 séculos atrás.

A Quinta da Vacaria situa-se no Baixo Corgo, entre as margens do Rio Corgo e Douro, nos limites orientais de Peso da Régua.

Na documentação antiga, aparece descrita nestes termos: “Distava 16 Legoas desta cidade, (Porto) próxima do rio Douro, da ponte de Trás os Montes, distante de Villa Real 3 legoas, no termo da Villa de Canellas”.

É com enorme orgulho que a Quinta tem hoje valiosos Vinhos do porto antigos.

Morada

Quinta da Vacaria
5050-364 Vilarinho dos Freires
Peso da Régua