Partilhar:

Vinho Branco
Quinta do Carmo
2022, 75cl
Alentejo

12,39

 13%

 2022-2027

 Servir a 8º-10º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 16 de Março de 2023

A colheita de 2022 apresenta um perfil muito rico e bem equilibrado pela acidez marcante deste terroir. Nos aromas e sabores, identificam-se as notas habituais citrinas do Roupeiro da Quinta do Carmo, florais do Arinto e frutadas do Antão Vaz. Na boca, cheio, longo , rico de sabor, estruturado e com acidez refrescante. Com boa capacidade de evolução na garrafa pode ser guardado e apreciado pelo menos nos 5 anos seguintes ao seu engarrafamento.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Carmo

HISTÓRIA
Nestas vinhas produzem-se os vinhos da marca Quinta do Carmo desde o séc. XIX. Numa propriedade com cerca de 1000ha, as vinhas totalizam 150ha e são rodeadas por cerca de 400ha de montado, 100ha de floresta e 350 de terras de pasto. Durante mais de 100 anos apenas se produziam vinhos tintos, e só no ínicio dos anos 90 do século passado, durante a joint-venture com o grupo Lafite Rothschild (Bordéus), é criado o Quinta do Carmo Branco, que rapidamente se tornou icónico entre os vinhos do Alentejo. Na adega localizada na Quinta, dotada com moderna tecnologia de vinificação, rapidamente as uvas são transformadas retirando-se o melhor do que elas podem oferecer.

PERFIL
Este branco foi produzido com uma seleção das melhores uvas brancas da Quinta do Carmo. As suas vinhas estão instaladas tanto em solos argilosos sobre mármores (na formação geológica do anticlinal de Estremoz), como em solos argilosos sobre xistos. Colhidas no ponto ótimo de maturação, nesta colheita as uvas selecionadas de Roupeiro foram vindimadas nos primeiros dias de Setembro, as de Antão Vaz durante a segunda semana, e finalmente as de Arinto na terceira semana de Setembro. As Uvas são vindimadas de madrugada e imediatamente prensadas e arrefecidas quando chegam à adega. Segue-se uma fermentação clássica em branco onde destacamos a maceração pré-fermentativa a frio sobre as borras doces, e a longa maceração sobre borras finas pósfermentativa. O seu perfil exuberante aromaticamente bem suportado por uma acidez rica e um corpo firme e cheio, permite que possa ser consumido logo após o engarrafamento ou guardado por alguns anos.

Prémios

Bronze – Decanter Asia Wine Awards (2017)
88 Pts – Wine Enthusiast(2017)
Concurso FIAPE – Alentejo – Medalha de Bronze (2015)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100187

Bacalhôa Vinhos

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A. alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Morada

Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Rua do Comércio, 444, Apartado 6
3781-908 Sangalhos
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela