Partilhar:

Vinho Branco
Rola Pipa
Terroir Vulcânico 2020, 75cl
Ilha do Pico

21,14

 12.5%

 2021-2031

 Servir a 10º-12º

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 14 de Julho de 1905

Aroma muito bonito e com várias camadas, sobretudo mineral de pedra molhada e grafite, também infusāo de lúcia-lima e bastante sugestāo salina. Muito boa cremosidade, cortada por uma acidez super-bem colocada. Envolvente e sedutor, é suculento e convidativo, com uma estrutura de luxo, e tudo no sítio.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Rola Pipa

“Era uma vez… as pipas a rolar no Pico”

Muito se tem contato sobre a a ilha do Pico e a sua histórias, mas há uma tradição dessa insula açoriana que a Cooperativa Vitivinícola vem relembrar, com um novo branco: o vinho nas barricas, a rolar em direcçāo ao mar.

Os carris gravados, ao longo de centenas de anos, que serviam para transportar as pipas quase até ao mar, onde aguardavam barcos que levariam o vinho do Pico para outros destinos. Quando terminavam os tais corredores era necessário fazer rolar as pipas até à borda d’água, pelos canais abertos pelo homem na rocha, os Rola Pipas.

Este vinho dos Açores tem uma longa tradição e a sua produção também assume várias particularidades, a começar na plantação. Os vinhedos são cultivados nos chamados currais, entre muros de pedra erguidos para proteger as vinhas do vento agreste e do ar salgado do mar. Destaca-se também o solo da ilha do Pico que torna estas referências únicas. Um solo constituído por uma lava basáltica quase impenetrável, em conjunto com o vento salgado do Atlântico.

O Rola-Pipa 2020 foi, ele próprio rolado, como afimar o Pedro Cavaleiro, diretor geral da Picowines: “Um vinho com historioa, que queremos levar além-fronteiras.”

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106736

Pico Wines

A nossa história escreve-se de suor, sangue e lágrimas. Dos nossos antepassados aos adegueiros de hoje. São as nossas gentes, os nossos associados, os nossos produtores, as nossas tradições, as nossas técnicas… um conhecimento geracional que nos torna tão únicos e originais. Localizados em pleno Oceano Atlântico, entre a Europa e a América do Norte, os Açores, compostos por 9 ilhas, desenvolvem-se no paralelo de Lisboa com as latitudes de 39”43’/36”55’N. A ilha do Pico é a segunda maior e a mais central do arquipélago. Aqui a viticultura está presente há muitas gerações.

Morada

AVENIDA PADRE NUNES DA ROSA, 29 / 9950-302 MADALENA PICO – AÇORES