Partilhar:

Vinho Branco
Xisto
Ilimitado 2020, 75cl
Douro

13,45

 12%

 2021-2028

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Julho de 2021

No nariz, abundam frutos de caroço e pomar, com um núcleo húmido e pimenta branca sobre os aromas dominantes. No paladar, é impressionantemente brilhante e mineral, com um grande equilíbrio entre poder e elevação. Os sabores a limão, maçã verde e pêra misturam-se com um toque de tons florais e minerais de ardósia. É um vinho suculento e mineral, ao mesmo tempo.
O Xisto Ilimitado Branco combina maravilhosamente com aves assadas, peixe branco e marisco, e especialmente com as preparações mais picantes.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Xisto

Na região do Douro onde existe uma grande diversidade de castas plantadas em diferentes estruturas de terreno, terraços, encostas, patamares, planaltos, o xisto é o denominador comum. Este é o ponto de partida para o Xisto Ilimitado, uma busca que tenta expressar as diferentes nuances de diferentes parcelas da zona da Mêda que em comum têm os solos de mica xisto, a altitude elevada e uma predominância da casta rabigato. As uvas foram esmagadas e desengaçadas antes de prensadas sem qualquer
maceração prévia. O mosto obtido foi decantado a baixa temperatura durante
24/48 horas. A fermentação por leveduras indígenas decorreu em barricas de
500 e 228 litros, 30% do vinho fermentou e estagiou em cubas inox. O estágio
total foi de 9 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105975

Luís Seabra

Depois de muitos anos a trabalhar para outros foi tempo de seguir o meu próprio caminho.
Em 2013 nasceu Luis Seabra Vinhos, cuja missão é criar vinhos que falem sobre o lugar de onde vêm, feitos com uma filosofia de intervenção mínima, respeitando a sua natureza e carácter. Queremos que os nossos vinhos possam mostrar os diferentes solos onde as vinhas são plantadas, as diferentes altitudes e exposições, as suas diferenças e semelhanças Com a consciência de que este é apenas o primeiro passo de um longo caminho, a aventura ainda é descobrir as velhas e desconhecidas vinhas que resistem ao longo dos anos. Queremos, acima de tudo, criar vinhos únicos. Ao longo destes anos, desenvolvi uma relação especial com algumas das vinhas velhas. Estas não são exuberantes e os seus troncos, na sua maioria, não são espessos e imponentes. Pelo contrário – são esbeltas e torcidas, têm a sua própria serenidade vinda da idade. Respondem mais calmamente do que as outras vinhas a várias condições climatéricas, suportando melhor os picos de calor e o stress hídrico e também resistindo melhor à chuva que insiste em descer antes da vindima. Estas vinhas têm um carácter singular dado pelo local onde são plantadas e pelas variedades que compõem a mistura. Se respeitarmos a individualidade das uvas na adega, os vinhos serão como as vinhas – discretos, não exuberantes e com uma profundidade e complexidade provenientes dos longos anos de experiência.