Partilhar:

Vinho do Porto
Dona Antónia
Reserva Branco, 75cl
Douro

14,63

 20%

 Imediato

 Servir a 10º-12º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 30 de Setembro de 2015

Cor amarela dourada. Aroma muito intenso, com notas de compota de laranja amarga, notas florais, madeira exótica e frutos secos, e levemente especiado a caril e pimenta. O seu envelhecimento em madeira enobrece-o, complexando e dando-lhe a riqueza necessária. Na boca evidencia uma boa estrutura, bom equilíbrio entre a acidez e doçura, notas de frutos secos e um final longo e delicado.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Dona Antónia

Numa homenagem à Ferreirinha, a gama Dona Antónia é agora renovada e reforçada com um Reserva Branco para acompanhar o já existente Reserva Tawny.

No Douro sempre foi tradicional plantar uvas brancas. E se na época o objetivo era ter vinhos com pouca personalidade para eventualmente serem misturados com vinhos tintos para lhes conferir leveza e uma cor mais aberta, hoje os objetivos são bem distintos. Acidez e estrutura que confiram uma boa capacidade de envelhecimento aos vinhos, dignos de uma categoria de reserva, são as características que a equipa de enologia liderada por Luís Sottomayor busca no Douro Superior para a produção do novo Dona Antónia Reserva Branco.

A própria Ferreirinha foi pioneira rumo ao Douro Superior, e registos de 1852 indicam que já em meados do século XIX Dona Antónia produzia vinhos brancos que servem de legado a este lançamento de Porto Ferreira. Porto Ferreira Dona Antónia Reserva Branco é vinificado segundo o método tradicional do Vinho do Porto.

A vindima realizou-se com as uvas já em ligeira sobre maturação. Após esmagamento suave com desengace, seguiu-se uma maceração durante o período da fermentação alcoólica no qual se pretendeu obter a maior extração possível dos constituintes das películas das uvas. As remontagens foram, por isso, estabelecidas em programas intensos que permitem uma completa difusão dos compostos da qualidade, garantindo sempre a integridade das películas. Durante esta fase procedeu-se a um rigoroso controlo de temperaturas de fermentação e de densidades de forma a escolher o momento ideal para a adição da aguardente vínica necessária à paragem de fermentação, que depende das castas, maturação e doçura pretendida (média, no caso na nossa gama de Portos Brancos).

Após a vindima, o vinho permaneceu no Douro, sendo sujeito durante o Inverno à primeira trasfega na qual se procedeu aos acertos finais necessários. Foi transportado para Vila Nova de Gaia durante a Primavera seguinte, entrando no esquema de envelhecimento tradicional do vinho do Porto, em cascos de 640 litros de carvalho, com o estilo Ferreira.

Durante este período, os vinhos são sujeitos a numerosas trasfegas, análises e provas, que permitem acompanhar o seu envelhecimento, e atuar com lotações. O lote final é obtido da seleção de lotes que lhe permitam atingir as características do Porto Ferreira Dona Antónia Reserva Branco. Para isso são escolhidos vinhos com idades compreendidas entre 4 e 9 anos de forma que se obtenha sempre o mesmo tipo com uma idade média de 7 anos. Após a execução do lote, este é sujeito às operações de acabamento que antecedem o engarrafamento.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100799

Sogrape Vinhos

A Sogrape Vinhos é uma empresa de cariz familiar e forte vocação internacional, focada na produção de vinhos de qualidade, na inovação e no desenvolvimento de marcas portuguesas, a partir de mais de 830 hectares de vinha detidos em Portugal.

A Sogrape Vinhos nasceu da vontade e ousadia de um grupo de amigos que, no difícil ambiente económico e político de 1942, decidiram apostar forte no talento de um homem visionário para criar e desenvolver uma empresa de vinhos diferente, inovadora, capaz de divulgar e impor os vinhos portugueses nos mercados internacionais.
Foram a visão, o caráter e a personalidade vincada de Fernando van Zeller Guedes que traçaram o rumo ganhador para um projeto que muitos consideravam à partida condenado ao malogro. Da capacidade de ver primeiro e de ver mais longe evidenciada pelo fundador da Sogrape resultou a criação da primeira marca portuguesa de vinhos global – Mateus Rosé –, cujo retumbante sucesso comercial em mais de 120 países serviu de impulso decisivo para o crescimento e afirmação de liderança que a Empresa hoje justamente reclama.
A abertura à inovação e a ambição de fazer diferente – aliadas ao respeito pela tradição e pelos valores da ética e da responsabilidade – marcaram a génese de uma organização que tem sabido preservar a visão do fundador e adaptá-la à inevitável mudança dos tempos
Liderada hoje pela terceira geração da família fundadora, a Sogrape Vinhos cumpre, cada vez mais fielmente, o objetivo assumido desde a primeira hora: dar a conhecer ao mundo os vinhos portugueses de qualidade, com uma aposta forte em marcas de volume capazes de satisfazer as necessidades dos distintos segmentos do mercado.
Dos tempos pioneiros da compra de pipas de vinhos aos pequenos produtores do Douro para serem tratados e engarrafados numa adega alugada em Vila Real, a Sogrape soube crescer, de forma sustentada, com um permanente investimento na valorização do seu património e capital humano, detendo hoje mais de 830 hectares de área de vinha nas principais regiões vitivinícolas portuguesas.
A verdadeira dimensão da Sogrape dos nossos dias exprime-se, de forma eloquente, na amplitude e no peso do seu portefólio, onde desde logo sobressaem as duas grandes marcas de vinhos portugueses no mundo – Mateus Rosé e Sandeman –, para além dos prestigiados Vinhos do Porto Ferreira e Offley, a que se juntam marcas especialistas de renome representativas das principais denominações de origem – a começar pelo mais celebrado vinho português, Barca Velha, orgulho da Casa Ferreirinha (Douro), e a continuar nos elegantes néctares da Quinta dois Carvalhais (Dão), nos vibrantes Herdade do Peso (Alentejo), nos frescos Vinhos Verdes Quinta de Azevedo e Gazela, no multi-regional Grão Vasco, isto só para citar os mais renomados.
Contar a história da Sogrape é pois, acima de tudo, revisitar o percurso de desenvolvimento de um projeto desenhado por um homem visionário e que os seus sucessores souberam prosseguir com rigor e competência, no total respeito pelos valores herdados. É sublinhar, afinal, as realizações de uma vasta equipa que não esconde o orgulho pela obra feita nem a ambição de continuar a fazer mais e melhor.

Morada

Sogrape Vinhos S.A.

Aldeia Nova
4430 – 809 Avintes
Vila Nova de Gaia