Partilhar:

Vinho do Porto
Van Zellers & Co
Vintage 2015, 75cl
Douro

74,99

 20%

 2019-2045

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 13 de Julho de 1905

Este Porto Vintage está profundamente concentrado com sabores e aromas de ameixas, mirtilos, cerejas pretas, baunilha, mocha e caramelo. É bem equilibrado por um toque de doçura no paladar.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Van Zellers & Co

O ano vitícola de 2014/2015 caracterizou-se por ser um ano atípico em termos climáticos, com um Inverno seco e frio e com uma Primavera e Verão anormalmente quentes e secos. Em particular, a reduzida precipitação durante a maior parte do ciclo vegetativo e as elevadas temperaturas registadas entre Junho e Julho, pelo seu impacto na vinha e na e na maturação das uvas. Este padrão climático provocou um adiantamento do ciclo vegetativo de cerca de 1 a 2 semanas, em média. Em termos de sanidade da vinha, as doenças criptogâmicas (oídio e míldio) e as pragas de insectos não tiveram significativas. No cômputo geral e comparando com os dados da década anterior, podemos considerar que 2015 foi o ano em que toda a produções se apresentaram em melhores condições sanitárias. A maturação foi muito variável em toda a região, tendo em conta a localização da vinha e/ou a disponibilidade de água. Nas vinhas menos expostas ao stress ou com maior disponibilidade de água, a maturação foi mais precoce (cerca de 1 a 2 semanas) e a vindima começou no final de Agosto/início de Setembro. Nas vinhas de menor altitude ou mais expostas ao calor, a maturação ocorreu mais lentamente, obrigando os produtores a esperar por melhores níveis de álcool e fenólicos. fenólicos. No entanto, a ocorrência de uma precipitação muito importante entre os dias 15 e 16 de Setembro, acompanhada de temperaturas mais baixas, teve um impacto muito positivo quer na produção quer na qualidade, permitindo uma maturação que evoluiu gradualmente até à perfeição até ao final de Setembro/início de Outubro. 
Van Zellers & Co. Os Portos LBV são produzidos a partir de uvas tintas tradicionais e autóctones colhidas à mão, cultivadas em diferentes sub-regiões do Douro. 
Mais de 25 castas tradicionais do Douro, com predominância das castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca, mas também Rufete, Tinta Amarela, Tinta Francisca, Sousão.
As uvas são esmagadas a pé em velhos lagares de granito e fermentam nos mesmos lagares entre 2 a 5 dias. Quando o mosto atinge o teor de açúcar residual desejado, é-lhe adicionada aguardente vínica para parar a fermentação. Depois de trasfegado e prensado, o novo Porto é envelhecido, entre 36 e 48 meses, em velhos balseiros de madeira, com capacidade entre 600 e 10.000 litros. Engarrafado sem qualquer colagem, nem filtração.

Enólogos: Cristiano van Zeller and Joana Pinhão
Data de engarrafamento: Agosto de 2019, em garrafas de 2.133 x 750ml

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106756

Van Zellers & CO

Somos uma família em constante reinvenção. Na Van Zellers & CO acreditamos que o nosso caminho nos torna insubstituiveis. Testemunhamos o tempo a transformar-se em legado, o conhecimento em criatividade e a paixão em vinho. Em tudo o que fizemos e fazemos, desafiamos e ousamos. 400 anos no negócio é muito tempo. Tornou-nos mais fortes e melhores. Mas não é isso que nos torna únicos e originais. São, sim, os nossos vinhos.

Morada

Van Zellers & Co.
Parque Industrial do Lameirão,
Armazém 9, 5130-310
São João da Pesqueira