Partilhar:

Vinho Rosé
Honrado
Talha Mondadeira 2020, 75cl
Alentejo

27,49

  Rosé

 13.5%

 2022-2027

 Servir a 10º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 14 de Julho de 1905

Vinho de Talha Mondadeira tem a cor Palheta Salmão, produzido de forma artesanal através da milenar técnica de fermentar a uva em talhas de barro. Aroma com intensidade média, é um vinho com um final de boca suave e deslumbrante.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Honrado

Mondadeira: Produzido com uvas de vinhas velhas, esta edição limitada pertence a uma coleção de três vinhos (Aguadeira, Pastor e Mondadeira) e tem como objetivo fazer um tributo ao Alentejo e aos seus trabalhadores. A Mondadeira, comumente conhecida como a mulher que trabalha nos campos fazendo a monda, é uma das profissões de sempre do nosso Alentejo, e como tal, a homenagem não poderia passar despercebida. Este vinho é “cozinhado” com uma mistura de uvas tintas com uvas brancas, e é tradicionalmente chamado de Petroleiro no Alentejo. Vindimado à mão, em pequenas caixas, e por casta. Desengace e esmagamento das uvas em moinho, e fermentação em talhas de barro revestidas com pez e cera de abelha. Fermentação de uvas tintas misturadas com uvas brancas. Os vinhos foram mantidos em contato com as massas vínicas até ao dia 11 de Novembro, e estagiaram em talha a limpo, ficando em contato com o barro aproximadamente 6 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106451-1

Honrado

É na pacata, pura e singela Vila de Frades, a sul da Serra de Portel, no concelho de Vidigueira, Distrito de Beja, que se situa a localidade onde a Honrado Vineyards desenvolveu o seu mais recente projeto. A empresa pretende mostrar à comunidade e ao mundo o que de melhor se faz em Vinho de Talha, num espaço recuperado e restituído à forma original, adquirido recentemente para dar inicio ao novo projeto.

O novo espaço proporciona a quem o visita uma experiência única baseada no saber empírico do adegueiro da Honrado. Na vontade de partilhar um pouco do saber antigo de como se produz vinho de talha, com recurso a uma técnica ancestral, aos utensílios tradicionais e ao espírito da adega implícito em cada uma das etapas de criação do vinho de talha está a génese deste projeto da Honrado Vineyards. Cella Vinaria Antiqua (Adega de Vinho Histórica), que foi inaugurada a 15 de Setembro de 2018, está instalada num edifício centenário, que sempre serviu a função de adega.

O edifício onde foi objeto de remodelação e restituído, tanto quanto possível, à sua forma original. Na verdade, a adega que hoje se apresenta como espaço visitável, resultou da vontade da Honrado de devolver à comunidade uma adega fiel às tradições próprias de Vila de Frades – adegas para produção de vinhos de talha, com aproveitamento da balsa (massas/engaços), práticas indissociáveis da sua identidade cultural.

O projeto, começou por uma pequena intervenção no edifício de forma transformar, o que restava de um antigo café que funcionou no local até 2005, numa adega, no entanto, os primeiros trabalhos de limpeza, a remoção de materiais modernos e deteriorados, permitiram verificar que a traça original do edifício, bem como, os materiais da construção primitiva, mantinham a originalidade e eram passíveis de recuperação. A partir daqui o projeto ganhou outro rumo e o objetivo foi “trazer de volta” um belíssimo exemplar de uma adega antiga e a sua história.

Da consulta de alguma documentação que se encontrou disponível constatou-se que na década de 30 do século XIX, havia na Rua do Carrasco, a mesma onde hoje desenvolvemos o novo projeto, quatro adegas e dois lagares de pisa de uvas, em que, uma das adegas e um dos lagares da família Mira Franco, correspondem ao local onde Honrado Vineyards, recuperou e deu lugar à Cella Vinaria Antiqua. Em documentação do século XX, mais precisamente num registo de 4 de setembro de 1940, encontrámo-la descrita e referenciada como “Adega dos Vicentes”. Nesta altura a Adega passa para a posse da família Guerra que a manteve na até ao início da década de 80 do século XX. Durante este período a Adega acabou por acolher também a função de taberna. A produção de vinho de talha viria a cair em desuso e a alternativa para subsistir era criar na adega um local de venda de vinho a copo, a taberna viria complementar a adega, a produção e o consumo no mesmo local garantiam a continuidade da economia e os rituais da convivialidade associados ao vinho. Depois da família Guerra deixar a arte do vinho e da taberna, foram as famílias Casimiro, Carrasco e Fontes que tiveram a posse do edifício, mas sempre lhe deram o mesmo uso – adega e taberna ou, nos últimos anos o de café. Finalmente chega à família Honrado, que teve a oportunidade de a restituir à antiga forma e função.

Na Cella Vinaria Antiqua pretende-se assim desenvolver um projeto de enoturismo num edifício centenário, com história, associada a gerações e gerações de adegueiros e taberneiros, sustentado nas características da construção primitiva, que importa conhecer, para compreender todo o espirito implícito na arte de criar um vinho de talha.

Morada

VINHOS HONRADO & ENOTURISMO
Telefone: (+351) 284 092 094