Partilhar:

Vinho Tinto
Argiano
2015, 75cl
Brunello di Montalcino

49,99

 14.5%

 2020-2033

 Servir a 16º-18º

93/100  Wine Spectator

 

O Produtor, nota de prova publicada em 6 de Junho de 2020

O nariz é largo e complexo, mas limpo e fresco, com notas clássicas de fruta vermelha misturada com notas de ervas aromáticas e especiarias. Na boca, o vinho é amplo, robusto e saboroso, com taninos sedosos e um final longo e fresco.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Argiano

VINIFICAÇÃO:
Ensopado a frio antes da fermentação para extrair cor e aromáticos. Fermentação espontânea ao longo de duas semanas em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada. A fermentação maloláctica ocorreu naturalmente em tanques de cimento.
ENVELHECIMENTO:
Estágio de cerca de 30 meses em barris de carvalho esloveno de diferente capacidade (10/15/30/50 Hl). O engarrafamento ocorreu em Abril/Maio durante as fases lunares mais favoráveis. Envelhecimento longo em garrafa.

Prémios

94/100 WinesCritic.com; 92/100 Wine Enthusiast

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105857

Argiano

Argiano faz parte da história da região de Montalcino e é uma das mais prestigiadas e históricas realidades da região. Pensa-se que o nome deriva das primeiras povoações da época romana – ‘Ara Janus’, referindo-se ao deus Janus. Outra origem potencial poderia ser “a terra do rio Orcia” – conhecida na antiguidade como “Orgia” e, portanto, Argiano. Argiano pratica um método orgânico e sustentável de agricultura. Acredita no equilíbrio da biodiversidade e esforça-se por alcançá-lo, através de técnicas que visam a fertilidade do solo, implementando com produtos naturais como ervas daninhas, taninos de castanheiro, própolis e zeólito. Mesmo os insecticidas naturais são proibidos; em vez disso, técnicas como a confusão sexual e a libertação de insectos adversos são utilizadas. O projecto “abelha”, que consiste em colocar colmeias junto às vinhas, junta-se às relacionadas com a utilização de micorrizas e o estudo da Microzonação. Este último, em particular, compreendendo a descoberta de diferentes microzonas dentro de parcelas de vinha individuais, permite visar e focalizar as nossas abordagens. Acreditamos que a vinha não deve ser concebida ao nosso gosto, mas sim estudada, compreendida, interpretada e respeitada; acreditamos que não deve ser manipulada, mas sim autorizada a expressar-se, a definir um lugar, um clima, uma colheita. Isto é o que a Boa Agricultura significa para nós.

Morada

Argiano srl Società Agricola
SANT’ANGELO IN COLLE – MONTALCINO
53024 SIENA
tel +39 0577 844 037
fax +39 0577 844 210
[email protected]