Partilhar:

Vinho Tinto
Bacalhôa
Touriga Nacional 2018, 75cl
Dão

12,89

 14.5%

 2020-2030

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Maio de 2020

Cor violeta profunda, intensidade aromática absolutamente característica da variedade com notas de violetas e frutos silvestres bem maduros mas revelando uma frescura olfactiva bem marcada. Na boca é muito agradável estando em sintonia perfeita com os aromas sentidos. Frescura, corpo, elegância e persistência. É um vinho do Dão com identidade do Dão.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Bacalhôa

HISTÓRIA
A Quinta da Garrida foi adquirida pela Aliança Vinhos de Portugal em 1998. Situada no sopé da Serra da Estrela em Vila Nova de Tázem, em plena região do Dão, a Quinta da Garrida distingue-se pela diversidade de vinhos que pode oferecer. Devido a ser repartida por várias parcelas, os vinhos da Quinta da Garrida são vinificados em separado, preservando a autenticidade e carácter único de cada vinha. O solo granítico cria uvas que dão origem a vinhos plenos de mineralidade e cheios de frescura.

PERFIL
As uvas que estão na origem deste vinho que vem agora enriquecer o portfolio de vinhos varietais da Bacalhoa, são originárias da Quinta da Garrida. O perfil deste vinho está directamente ligado ao DNA de uma Touriga Nacional do Dão, que é absoluta e radicalmente diferente de qualquer outra uva desta casta produzida em Portugal. A intensidade e riqueza aromática, o sabor e a frescura mesclados num equilíbrio gustativo e persistente é o que fica na memória de quem degusta este vinho

ANÁLISES
ACIDEZ TOTAL (g/l AT): 5,4
PH: 3,60
SO2: 107
AÇÚCAR TOTAL GLUC/FRUT. (G/L): 0,6

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105504

Bacalhôa Vinhos

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A. alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Morada

Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Rua do Comércio, 444, Apartado 6
3781-908 Sangalhos
Portugal