Quinta das Bágeiras
O vinho tinto Garrafeira da Quinta das Bageiras, é produzido apenas naqueles anos que o proprietário, Mário Sérgio Alves Nuno, acredita serem os melhores anos. Proveniente de vinhas muito velhas (mais de 90 anos, segundo Mário), é envelhecido durante 18 meses em tonéis portugueses usados de 3000 litros.
Vinificação: As uvas são fermentadas entre 5 a 8 dias em lagar aberto e sem desengace (não se retiram os bagos do cacho). Depois, é feita uma remontagem com massas de madeira, várias vezes ao dia, até atingirem a intensidade correta. De seguida, o vinho acaba a fermentação em tonéis de madeira já antigos. Enquanto repousa é passado a limpo e estagia nos mesmos tonéis cerca de 18 meses. É engarrafado sem qualquer colagem ou filtragem. Todos estes processos são feitos manualmente. É um vinho que só se produz em anos de excepcional qualidade.
“Tem tudo em grande: forte concentração de sabor, intensidade no final, nuances clássicas da Baga e muita acidez. Este vinho revela tudo o que tem, mas equilibra-o muito bem. Não é um vinho para os tímidos; é bastante intenso. Apesar do seu lançamento tardio, poderia beneficiar de mais alguns anos na adega, mas pode ser apreciado já, se for necessário (…) Pelo preço, é uma excelente relação qualidade-preço. Lançado tardiamente, deve estar no mercado agora. ” – Mark Squires (Outubro de 2015, sobre a colheita de 2010)
Prémios
94/ 100 – Mark Squires (Outubro, 2015) (colheita de 2020)
18/ 20 – Revista de Vinhos, 2014 (colheita de 2020)
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 102067