Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta das Bágeiras
Garrafeira 2019, 75cl
Bairrada

O preço original era: 34,49€.O preço atual é: 27,59€.

 13%

 2023-2033

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Novembro de 2022

Oriundo de vinhas centenárias, o vinho mostra bem a excelência do ano na região. Compacto, com a estrutura sólida a envolver taninos poderosos, muita frescura e complexidade, grande expressão de casta e terroir.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta das Bágeiras

O vinho tinto Garrafeira da Quinta das Bageiras, é produzido apenas naqueles anos que o proprietário, Mário Sérgio Alves Nuno, acredita serem os melhores anos. Proveniente de vinhas muito velhas (mais de 90 anos, segundo Mário), é envelhecido durante 18 meses em tonéis portugueses usados de 3000 litros.

Vinificação: As uvas são fermentadas entre 5 a 8 dias em lagar aberto e sem desengace (não se retiram os bagos do cacho). Depois, é feita uma remontagem com massas de madeira, várias vezes ao dia, até atingirem a intensidade correta. De seguida, o vinho acaba a fermentação em tonéis de madeira já antigos. Enquanto repousa é passado a limpo e estagia nos mesmos tonéis cerca de 18 meses. É engarrafado sem qualquer colagem ou filtragem. Todos estes processos são feitos manualmente. É um vinho que só se produz em anos de excepcional qualidade.

“Tem tudo em grande: forte concentração de sabor, intensidade no final, nuances clássicas da Baga e muita acidez. Este vinho revela tudo o que tem, mas equilibra-o muito bem. Não é um vinho para os tímidos; é bastante intenso. Apesar do seu lançamento tardio, poderia beneficiar de mais alguns anos na adega, mas pode ser apreciado já, se for necessário (…) Pelo preço, é uma excelente relação qualidade-preço. Lançado tardiamente, deve estar no mercado agora. ” – Mark Squires (Outubro de 2015, sobre a colheita de 2010)

Prémios

94/ 100 – Mark Squires (Outubro, 2015) (colheita de 2020)
18/ 20 – Revista de Vinhos, 2014 (colheita de 2020)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 102067

Quinta das Bágeiras

A Quinta das Bágeiras é o resultado do trabalho de três gerações. Em 1989 foi iniciado o engarrafamento dos vinhos produzidos na exploração, com um vinho tinto reserva 1987 (3º prémio nacional no 51º concurso do IVV o melhor vinho na produção) e um branco “Menção Honrosa” no concurso da Confraria dos Enófilos da Bairrada colheita 1989. Como corolário do trabalho desenvolvido e da intenção a que Mário Sérgio Alves Nuno se propôs, foi premiado com o 2º prémio nacional no concurso “Jovem Agricultor Português 1989”. Em 1990 assinalando a comemoração dos 100 anos de espumante da Bairrada foi feito um ensaio experimental de espumante tendo este servido como fomento impulsionador para novos engarrafamentos e para a apresentação de um projecto, tendo este sido distinguido com o 2º prémio nacional “Jovem Agricultor Português 1991”. Este projecto consistiu na construção de uma cave que decididamente possibilitou o arranque definitivo para a produção de espumante. Esta importante região vitivinícola via assim nascer uma nova cave, a primeira desde há duas dezenas de anos. Com todas estas distinções e investimentos a Empresa ficou mais firme na obtenção do objectivo que inicialmente foi traçado “A Qualidade”. Passo a passo, sempre com forte espírito de equipa, foi aumentada e melhorada a área de vinha, continuando a criar mais condições na adega, com o objectivo de cada vez poder produzir melhor. Em consequência deste esforço e dedicação temos vindo sucessivamente ao longo destes anos a merecer elevadas notas por parte da crítica especializada e a admiração dos consumidores. Até hoje a Empresa continua como no início a produzir só espumantes brutos naturais (sem adição de açúcar, pois a lei permite nos espumantes brutos até 15 gramas por litro), vinhos tintos fermentados em lagar, sem desengace, engarrafados sem qualquer colagem ou filtragem e vinhos brancos de grande longevidade.
Com este estilo tradicional, procura-se não uniformizar o vinho, pois na diversidade está a sua paixão. Como prémio deste percurso Mário Sérgio Alves Nuno foi eleito em 2004 Agricultor do Ano em Portugal pelo Ministério da Agricultura. Esta Exploração pretende continuar com os seus vinhos, espumantes e aguardentes a prestigiar a nobre região demarcada a “Bairrada”.

Morada

Quinta das Bageiras

Fogueira
3780-523 Sangalhos
Portugal