Partilhar:

Vinho Tinto
Castello di Ama
L'Apparita 2016, 75cl
Toscânia IGT

279

 13.5%

 2022-2045

 Servir a 16º-18º

94/100  Wine Spectator

 

Robert Parker, nota de prova publicada em 11 de Julho de 1905

O L'Apparita 2016 é um vinho de destaque. Um verdadeiro símbolo da vindima, o vinho mostra as linhas clássicas e a extrema precisão que podemos esperar de 2016, com a generosidade gorda e madura da casta Merlot (quando cultivada nas mãos certas, claro). O vinho é profundo, rico e maravilhosamente concentrado, com poder mas sem peso residual. Voltei a este exemplar algumas vezes nas 12 horas que se seguiram à abertura da rolha, e o vinho estava cada vez mais bonito. Oferece uma profunda sensação de beleza, harmonia e pureza Merlot agora, e deve evoluir lenta e suavemente nos próximos anos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Castello di Ama

L’Apparita, o primeiro Merlot de raça pura produzido na Toscânia, tem sido um vinho icónico desde a sua primeira colheita em 1985.
Duas parcelas no topo da vinha de Bellavista constituem o cru de L’Apparita. As vinhas foram plantadas pela primeira vez em 1975 com Canaiolo e Malvasia Bianca, tendo sido replantadas em 1982 com Merlot, utilizando o clone n.º 342. O sistema de condução em lira aberta e o solo predominantemente argiloso fazem deste cru uma jóia da coroa da viticultura mundial. Desde a primeira colheita, este vinho tem mantido a sua expressão única, em que as características distintivas do Merlot são elevadas pelo terroir de Ama.
VINIFICAÇÃO
A vinificação começou com leveduras ambientais, em tanques de aço a uma temperatura controlada de 30/33°, com remontagens manuais e uma cuvaison total de 28 dias. Após a primeira trasfega, o vinho foi transferido para cubas de aço para a fermentação maloláctica.
REFINAMENTO
Após a fermentação maloláctica, o vinho foi transferido para barricas de carvalho de grão fino, 50% das quais novas e as restantes barricas de segunda passagem, durante aproximadamente 14 meses.

Prémios

100/100 Vinous; 99/100 Robert Parker; 97/100 James Sukling

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106729

Castello di Ama

O Castello di Ama situa-se a 12 quilómetros a nordeste de Siena, nas colinas de Gaiole. Este é o coração de Chianti Classico, uma bucólica paisagem ondulante de bosques, vinhas e olivais. A propriedade pertence e é gerida pela equipa de marido e mulher, Marco Pallanti e Lorenza Sebasti. Ao longo do último quarto de século, replantaram todas as vinhas e melhoraram todas as capacidades de vinificação para tornar esta propriedade num dos produtores mais importantes da Toscana.

Morada

ASTELLO DI AMA
LOCALITÀ AMA
53013 – GAIOLE IN CHIANTI (SIENA)