Partilhar:

Vinho Tinto
Château Cheval Blanc
1er Grand Cru Classé 2010, 75cl
Saint-Emilion

1349

 14.5%

 2020-2050

 Servir a 16º-18º

98/100  Wine Spectator

 

O Produtor, nota de prova publicada em 6 de Julho de 1905

O clima deste ano foi ideal, com todos os parâmetros para uma grande safra combinando concentração, frescura e requinte. O Cheval Blanc 2010 tem uma cor escura, intensa e um nariz extraordinariamente profundo, complexo e concentrado, típico do grande Cabernet Franc. O bouquet exibe sedutores aromas florais e frutados, juntamente com figo fresco, groselha preta, amora e framboesa, bem como notas de bergamota e menta. Com a aeração, aparecem mais notas florais, especialmente violeta. O sabor é assertivo desde o início, com taninos de grão fino que se derretem na boca. O vinho é rico, compacto, e sedoso no palato médio. Os sabores típicos do grande Cabernet Franc, e que só os maiores vinhos de Bordéus podem proporcionar, vêm à tona - particularmente nuances florais subtis, como a violeta. O sabor residual é interminável e notavelmente fresco. O poder e a riqueza da vindima são controlados por esta delicada frescura, que representa um equilíbrio perfeito entre concentração e fineza, até ao final do longo final. Um vinho completo e muito complexo, o balanço pendente do Cheval Blanc 2010 vai permitir-lhe envelhecer durante muitos anos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Château Cheval Blanc

2010 é uma excelente colheita. Estava entre as mais secas de que há registo e as noites frescas tornaram possível colher uvas em óptima maturação. O vinho resultante combina concentração e finesse, e é perfeitamente equilibrado. Quando atingir o seu auge, será ainda melhor do que o ilustre Cheval Blanc de 1947?
2010 Cheval Blanc contém 2% de vinho de lagar e foi inteiramente envelhecido em barris novos de carvalho durante 18 meses.
A tradicional finagem com clara de ovo foi feita de modo a assentar partículas em suspensão em barril. Foram utilizadas duas claras de ovo por barril. Estas foram posteriormente eliminadas por filtração.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106624-1

Château Cheval Blanc

Desde 1871, a superfície de Château Cheval Blanc permaneceu inalterada: 41 hectares incluindo 37 hectares numa só parte, localizados no planalto de Saint-Emilion, na borda da denominação Pomerol.

As vinhas são plantadas em solo argilo-argiloso aproximadamente idêntico no subsolo, complementado com betonilhas férricas em locais, formando assim um terroir único.

A idade média da vinha é de 40 anos, mas as vinhas mais antigas datam de 1920.

As castas são originais e muito específicas: Cabernet franc: 49%, Merlot 47% e Cabernet Sauvignon 4%. A produção é da ordem das 156 pipas dependendo da vindima, ou seja, cerca de 180 a 190.000 garrafas para um rendimento muito baixo por hectare de 3.500 litros.