Partilhar:

Vinho Tinto
Château Mouton Rothschild
1er Cru Classé 2019, 75cl
Pauillac, Bordéus

699

 13.5%

 2030-2060

 Servir a 16º-18º

98/100  Wine Spectator

 

Jeb Dunnuck, nota de prova publicada em 14 de Julho de 1905

O Château Mouton Rothschild 2019 baseia-se em 90% Cabernet Sauvignon, 9% Merlot, e 1% Petit Verdot, e atingiu um nível de álcool relativamente normal de 13,5%, que é superior ao de 2009 e mostra a qualidade do Cabernet Sauvignon na vindima. Mostra o estilo novo e moderno do Bordeaux na sua pureza, elegância e fineza, sendo ainda um Pauillac incrivelmente concentrado, e onde algumas colheitas de Mouton podem saltar do copo, esta é uma beleza mais perfeita, aerodinâmica e elegante que se constrói com o tempo no copo e é quase impossível de falhar. No nariz, surgem crème de cassis, aparas de lápis de chumbo, chão de floresta, alcaçuz, terra húmida, e grafite, bem como algumas nuances do expresso, e é rico, médio a encorpado, tem taninos ultra-finos, e um óptimo acabamento. Esta é uma pura alta costura em Bordéus que oferece inquestionavelmente prazer hoje em dia (mais uma vez, quase todos os Bordéus modernos de uma grande safra oferecem prazer na sua juventude) mas exigirá uma década sólida para atingir a maturidade, e deverá evoluir durante 20, 30, 40 anos ou mais. Esta não é uma besta de vinho não formado que exija a idade da garrafa, e suspeito que terá uma ampla e indulgente janela de bebida que os consumidores vão adorar.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Château Mouton Rothschild

Château Mouton Rothschild 2017 é uma mistura de 90% Cabernet Sauvignon, 9% Merlot e 1% Petit Verdot, colhidos manualmente e é sujeito a uma rigorosa selecção de cachos e bagas de modo a que apenas aqueles que satisfazem as condições ideais para fazer parte do futuro vinho sejam vinificados. Fermenta em foudres de madeira e estagia em barris novos de carvalho francês durante cerca de 20 meses. O vinho também passa alguns meses na enorme adega de Château Mouton Rothschild. Nela a temperatura está constantemente entre 12ºC e 15ºC, com uma humidade de 80 a 90% e muito pouca ou nenhuma luz – condições óptimas para o envelhecimento e armazenamento das garrafas.

Château Mouton Rothschild é considerado por muitos como um dos melhores tintos do mundo. Os seus vinhos são intensos, tremendamente elegantes e complexos, e com um enorme potencial de envelhecimento. Uma jóia do velho mundo.
Em 2017 não houve geada em Mouton – apenas um pouco em d’Armailhac. O enólogo Philippe Dhalluin observou que a seca no início da época de crescimento garantiu que os cachos consistiam em muitas bagas pequenas. De facto, o Merlot estava um pouco stressado e sofreu um pouco, por isso Dhalluin sentiu que era mais um ano de Cabernet aqui em Pauillac. Os rendimentos baixaram em 2016 apenas em cerca de 10%. Petit Mouton é cerca de 21% da produção deste ano. As misturas finais foram feitas em meados de Novembro, porque as fermentações malolácticas progrediram tão rapidamente.

Prémios

99/100 James Suckling; 99/100 Antonio Galloni; 98/100 Robert Parker; 98/100 Decanter

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106679

Château Mouton Rothschild

Foi em 1853 que o Barão Nathaniel de Rothschild comprou Château Brane-Mouton, ao qual deu imediatamente o nome de Château Mouton-Rothschild localizado nos territórios de Pauillac.

Depois de estar em segundo lugar na prestigiada lista de 1855, tornou-se Premier Grand Cru em 1973, e, portanto, parte de uma lista limitada, uma vez que existem apenas 5 Premiers Grands Crus: Château Lafite-Rothschild, Château Latour, Château Mouton-Rothschild os três Pauillac, Château Margaux, o único Margaux, Haut-Brion, o único Graves até 1986 e, desde então, Pessac-Léognan.

A vinha estende-se por cerca de 80 hectares plantados em variedades típicas das regiões Medoc e Haut-Medoc .

Morada

Château Mouton Rothschild 33250 Pauillac França