Partilhar:

Vinho Tinto
Chryseia
Prats & Symington 2020, 75cl
Douro

77,24

 14.5%

 2022-2030

 Servir a 16º-18º

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 14 de Julho de 1905

Cor intensa que reflete a grande concentração. No nariz percebe-se a eximia integração da barrica, bem como as notas florais da Touriga Nacional e os apontamentos mais balsâmicos da Touriga Franca.Tem um toque de chocolate no final. Na boca apresenta uma estrutura rica e duradoura. Os taninos são redondos e polidos, conferindo elegância, mineralidade e frescura. A expressão aromática perdura com final de boca longo. Um vinho com grande potencial de guarda que equilibra grande concentração com elegância e finesse.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Chryseia

Chryseia – Um Vinho de excelência do Douro. O Chryseia 2019 foi produzido a partir de uma rigorosa seleção de uvas da Quinta de Roriz e da Quinta da Perdiz, propriedades da Prats & Symington. Como em todas as edições anteriores do Chryseia, houve também o habitual contributo da vinha vizinha de Roriz, Quinta da Vila Velha,propriedade particular de James e Rupert Symington.
A triagem manual é realizada em uma mesa de classificação, após a qual as uvas são descascadas antes de passar por uma segunda seleção mecânica de baga por baga, antes de serem gentilmente esmagadas. As uvas são então retransmitidas para as cubas de fermentação e, uma vez dentro das cubas, são inoculadas com uma cultura de levedura especialmente selecionada e a fermentação ocorre em torno de 25ºC. A maceração é muito suave e ajustada de modo a produzir um vinho destinado a beber mais cedo, no entanto, com uma grande capacidade de amadurecer em garrafa. Estágio 13 meses em barricas de carvalho francês de 400 L.

Prémios

96/ 100 – Wine Spectator (Colheita 2019)
91/ 100 – Robert Parker

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101484

Prats & Symington

O Chryseia foi um dos pioneiros do ressurgimento, hoje amplamente reconhecido, dos vinhos não fortificados Douro DOC. No entanto, este vinho, cujo nome significa «d’ouro» em grego clássico, tal como o nome do rio em português, mantém-se fiel a um estilo muito próprio. Nele predominam a elegância e o equilíbrio, tendo profundidade sem ser pesado e apresentando-se encorpado sem ser agressivo. O Chryseia simboliza o encontro da nobre tradição portuguesa com a não menos rica tradição bordalesa, no sentido de uma nova modernidade. O primeiro Chryseia comercializado foi a colheita 2000.

Em 2002, apresentámos o Post Scriptum como um vinho parceiro do Chryseia. Este vinho é produzido a partir de uma segunda selecção dos lotes criados para o Chryseia e, desde 2007, tem sido produzido predominantemente a partir de frutos da Quinta da Perdiz, no vale do Rio Torto. Após a aquisição das vinhas e da adega da Quinta de Roriz, em 2009, a Prats & Symington adicionou os vinhos Prazo de Roriz e Quinta de Roriz Porto Vintage à sua gama de vinhos.

Morada

Prats & Symington, Lda.
Quinta de Roriz
São João da Pesqueira
5130-113 Ervedosa do Douro
Portugal